Além de destacar a força da indústria, as visitas reforçaram a importância de aproximar os profissionais da cadeia produtiva, firmando o papel da CM como agente de conexão e informação
Promover o encontro entre a prática arquitetônica e os bastidores da indústria é parte essencial do nosso compromisso com a valorização da arquitetura brasileira. Foi com esse propósito que a Casa e Mercado organizou, junto à marca, uma visita especial à fábrica da Cebrace, referência nacional e maior produtora de vidros planos do país, segundo o Panorama Abravidro 2024. A iniciativa reuniu arquitetos, designers de interiores e especificadores para um mergulho técnico e sensorial no universo desse material cada vez mais presente e protagonista nos projetos contemporâneos.
Com sua capacidade de integrar espaços internos e externos, valorizar a entrada de luz natural, garantir leveza visual e contribuir para a eficiência energética dos edifícios, o vidro se consolidou como um dos materiais mais versáteis da arquitetura contemporânea. Aplicado em fachadas, divisórias, coberturas, guarda-corpos ou elementos decorativos, ele desempenha funções estruturais e sensoriais que enriquecem a experiência espacial.
Ao longo do tour, os profissionais puderam acompanhar de perto as diversas etapas do processo de fabricação do vidro, desde a fusão das matérias-primas até a consolidação do produto (conhecemos a fundo como se faz um espelho!), passando por rigorosos padrões de qualidade e controle tecnológico. O contato direto com os processos produtivos ampliou a compreensão técnica dos visitantes, revelando as possibilidades estéticas e funcionais que o vidro pode oferecer quando bem especificado.
Os convidados também participaram de uma palestra técnica oferecida pela equipe da Cebrace, que trouxe insights valiosos sobre os diferentes tipos de vidro disponíveis no mercado, suas aplicações arquitetônicas, desempenho térmico e acústico, além de inovações voltadas à sustentabilidade, como vidros de controle solar. Luciana Teixeira, Trade Marketing da marca, pontua que a experiência de acompanhar de perto o processo de fabricação do vidro — desde as matérias-primas até os acabamentos — proporciona aos arquitetos uma compreensão mais profunda sobre as propriedades, aplicações e limitações dos produtos. “Essa imersão técnica funciona como uma valiosa ferramenta de educação continuada, permitindo que os profissionais se mantenham atualizados com as inovações, tendências e tecnologias mais recentes do setor vidreiro”, comenta Luciana, que ministrou a palestra aos profissionais.
Além de destacar a força da indústria, a visita à Cebrace reforçou a importância de aproximar os profissionais da cadeia produtiva da construção civil. Entender como os materiais são feitos, quais tecnologias estão disponíveis e quais as possibilidades de personalização são fatores que enriquecem o repertório criativo e embasam decisões mais conscientes e sustentáveis.
“Adoramos a visita à fábrica da Cebrace, em Caçapava. Foi impressionante ver o nível de organização e tecnologia aplicado na produção do “vidro do dia a dia”. A fábrica é linda, limpa e extremamente bem estruturada.
Na arquitetura, muitas vezes o vidro é tratado como um material “padrão”, com pouca especificação. Ver de perto as diferentes possibilidades de uso, dimensionamento e qualidades técnicas amplia muito nossa percepção — e mostra o quanto ele pode se tornar um elemento especial no projeto.” – Chantal e Tito Ficarelli – ARKITITO arquitetura
O ponto de encontro para o início da experiência foi na nova loja da Staccato Revestimentos, no Pacaembu, que gentilmente recebeu o grupo com um café da manhã acolhedor e descontraído. Referência em acabamentos de alto padrão, a Staccato foi a parceira ideal para dar início a um dia dedicado à troca de conhecimento e à valorização do fazer arquitetônico. O encontro reforçou o papel dos fornecedores como elo importante na jornada dos profissionais, contribuindo para fortalecer conexões e enriquecer o repertório técnico – e sensorial! – de todos os presentes.
“Foi uma experiencia técnica única de visitar a fábrica e os atores da fabricação de um material que está envolto no dia a dia da minha arquitetura.” – Ulisses Santiago, arquiteto.
“Gostaria de agradecer a Casa e Mercado pelo convite e à você que atuou com todo emprenho, profissionalismo e carinho, em ter nos proporcionado essa visita à Cebrace. As informações e aprendizados recebidos na fábrica, foi de grande valia para nosso trabalho como arquitetos, além da troca que tivemos com colegas experientes e renomados. Passamos um dia maravilhoso, regado a um delicioso almoço. Gratidão a vcs e a toda equipe envolvida. Forte abraço!” – Suzana Alvarez – SAZ Arquitetura
“Foi uma experiência essencial visitar a fábrica da Cebrace em Caçapava, a convite da Casa e Mercado. A descoberta dos processos industriais da produção de vidros automotivos e espelhos evidenciou o alto nível de tecnologia, fabricação e controle de qualidade adotados pela empresa, pude observar o compromisso com práticas sustentáveis. A visita nos ensinou a reconhecer um espelho de sua grife. Encerramos o passeio com um excelente almoço no Restaurante Amiici, em São José dos Campos.” – Bob Mendes, arquiteto.
Por Redação
Imagens: Divulgação.