CM Header
CM Insta Header
Home / Três estudantes vencem a 10ª edição do Prêmio de Design Universitário

Três estudantes vencem a 10ª edição do Prêmio de Design Universitário

Cadeiras desenvolvidas por três estudantes vencem a 10ª edição do Prêmio de Design Universitário

A 10ª edição do Prêmio de Design Universitário, da Tok&Stok, resolveu voltar os olhos para aquelas que devem unir ergonomia à estética, e são essenciais em todos os ambientes: as cadeiras. De um total de 591 projetos inscritos, houve 56 finalistas e três premiados. Além do tema, os estudantes precisavam seguir os princípios da empresa, que preza por contemporaneidade, jovialidade, minimalismo, solução, preço adequado ao público-alvo, condições de armazenagem, entrega e retirada pelos clientes. As cadeiras também deveriam ser constituídas com 80% de madeira (incluindo maciça e o grupo de derivados, classificados como EWP – Engineered Wood Products) e 20% de outros materiais (polímeros, metais, fibras naturais e sintéticas, dentre outros), não sendo contabilizados sistemas de fixação, parafusos e cola.

 

1_cadeira GrouseA cadeira Grouse foi a grande vencedora. Desenvolvida pelo estudante Alberto Miguel da Silva, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a peça cativou por apresentar encosto versátil que, mesmo sem nenhum mecanismo, se ajusta a diferentes posições. Tem estrutura de madeira maciça, assento de espuma de poliuretano (D45) e é revestida com tecido elástico.


2_Cadeira Abadá (4)O segundo lugar coube à cadeira Abadá, criada por Israel Augusto da Silva, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Inspirada nos movimentos da capoeira, tem estrutura inteira de laminado curvado. Um molde único foi criado, podendo ser utilizado tanto na peça do assento/encosto quando no assento/pé.


3_cadeira_mania (4)Idealizada por Rodolfo Henrique de Medeiros Barros, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), da Paraíba, a terceira colocada foi a Mania. Sua ideia surgiu ao ver pessoas inclinando a cadeira para trás, equilibrando-a apenas nos pés traseiros. Seu design é leve, é produzida com eucalipto de reflorestamento e tem detalhes em verniz e tinta.

 

Imagens: Divulgação

Review overview
NO COMMENTS

POST A COMMENT