Com expositores do Brasil e de países da América Latina, o Rotas também apresenta uma programação especial de Talks, reunindo artistas, curadores, pesquisadores e especialistas
Após três edições bem-sucedidas como Rotas Brasileiras, a feira evolui e passa a se chamar SP-Arte Rotas. A mudança reflete um movimento já presente: ampliar o olhar para além do território nacional, sem perder de vista os vínculos com a produção artística brasileira.
SP-Arte Rotas é uma feira de arte que se move com o tempo. Nascida com o olhar voltado para a produção brasileira, ela se reinventa para refletir a pulsação do mundo contemporâneo. Mais do que um território geográfico, Rotas é uma plataforma de conexões, deslocamentos e descobertas. Um ponto de convergência entre artistas, galerias e públicos que traçam os rumos da arte agora. Este ano, de 27 a 31 de agosto, a SP-Arte Rotas ocupará a ARCA com cerca de 66 projetos curados, reunindo galerias, instituições culturais e iniciativas que expandem o debate sobre arte contemporânea.
Orbitam esta edição temas como erotismo, território e ambientalismo em suportes variados, entre pinturas, esculturas, cerâmicas e obras têxteis. A feira amplia seu escopo curatorial e consolida sua vocação como um espaço de descoberta, conexões e circulação da arte brasileira e latino-americana.
Pelo segundo ano consecutivo, Rodrigo Moura, curador do Malba (Buenos Aires), assina a direção artística de Rotas. Ele também é o responsável pelo setor Mirante, que reúne artistas de gerações e pesquisas distintas entre si: pinturas, esculturas e instalações, principalmente em grande escala. O Mirante se coloca no centro da feira como um disparador de rotas e reflexões, provocando diálogos em torno das várias identidades brasileiras.
Entre os nomes confirmados estão galerias de trajetória consolidada como Luisa Strina, Almeida & Dale, Gomide&Co, Mendes Wood DM, Vermelho, Luciana Brito, Flexa, Galatea, Mitre e Martins&Montero, ao lado de estreantes na feira como MT Projetos de Arte, MaPa Foto, Isla Flotante (Argentina) e Xapiri Ground (Peru).
ACESSE a lista de expositores AQUI!

Palco SP-Arte
A programação de conversas vai de quinta, dia 28 de agosto, a sábado, dia 30, e contempla papos descontraídos entre artistas e curadores. As mesas não serão transmitidas ou gravadas, então a oportunidade de vê-las é ao vivo.
Dia 28 de agosto, quinta-feira:
15h | Rebeca Carapiá conversa com Deri Andrade
16h | Para além da visão
Vivian Caccuri e Karola Braga; mediação de Felipe Molitor
17h | O reencontro com Otto Stupakoff
Bob Wolfenson e Rubens Fernandes
18h | Como nasce um museu: a chegada do Museu Vassouras
Catarina Duncan e Laura Rago
Dia 29 de agosto, sexta-feira:
15h | Latin American Art in a Global Context
Vivian Crockett, Eugenio Viola, Larry Ossei-Mensah e Margot Norton
(em inglês)
16h | Arte brasileira e internacionalização: a perspectiva do artista
Tiago Mestre e Edu Silva; mediação de Brunno Silva
17h | Manauara Clandestina conversa com Deri Andrade
Dia 30 de agosto, sábado:
14h30 | Do alto do Mirante
Rodrigo Moura conversa com Paloma Bosquê, Patricia Leite e Ana Prata
16h | Arte popular: como colecionar
Edmar Pinto Costa e Alexandre Martins Fontes; mediação de Amanda Tavares
17h | Transe: found in translation
Lucas Albuquerque, Caio Carpinelli, Emilia Estrada, Fernão Cruz, Marina Woisky e Marlan
Cotrim

Convidados internacionais
A SP-Arte tem se dedicado, ano após ano, a fortalecer sua programação VIP e a construir pontes entre o Brasil e o mundo. Nesta edição de SP-Arte Rotas, a feira mais do que duplicou o número de convidados internacionais em relação ao ano passado, entre curadores, diretores de instituições, pesquisadores, colecionadores e outros profissionais que atuam em diferentes pontos do circuito da arte contemporânea.
Entre esses nomes, estão Lucas Morin, curador do Jameel Arts Centre, em Dubai; Vivian Crockett, curadora do New Museum, em Nova Iorque; Larry Ossei-Mensah, curador, crítico e cofundador da Artnoir, ONG dedicada a ampliar vozes de artistas, curadores e comunidades negras nas artes; Jennifer Inacio, curadora-associada no Pérez Art Museum Miami e Katherine Brodbeck, curadora de arte contemporânea no Dallas Museum of Art. Pelo segundo ano consecutivo, também vem para a feira o colecionador David Teplitzky e Will Palley, apresentador do podcast “Art From the Outside”.
SP-Arte Rotas 2025
Local ARCA – Av. Manuel Bandeira, 360 – São Paulo.
Data 27–31 agosto
Horários
27 de agosto: convidados
28 de agosto: 13h às 20h
29 e 30 de agosto: 12h às 20h
31 de agosto: 12h às 19h