O festival chega à 9ª edição com programação que propõe mergulhar nos territórios criativos do Brasil, trazendo casas temáticas, instalações em circuito, conexões entre artesãos e designers, homenagens e curadorias colaborativas
A Semana Criativa de Tiradentes chega à sua 9ª edição consolidada como um dos mais relevantes festivais brasileiros dedicados à cultura, design, artesanato, arquitetura, moda e gastronomia. Mais do que um evento, trata-se de um projeto que, ao longo do ano, promove colaborações entre designers e artesãos de diversas regiões do país, com foco na valorização dos saberes manuais e no fortalecimento da cultura e economia criativa local.
Em 2025, o festival acontece entre os dias 16 e 19 de outubro, ampliando seu alcance, diversidade e protagonismo cultural. Com novos espaços, experiências e territórios representados, a Semana se firma como uma verdadeira imersão na criatividade brasileira.
“A cada edição, reafirmamos nosso compromisso com os saberes tradicionais, mas também com a capacidade de inovar sem perder a essência. A Semana Criativa é sobre encontros verdadeiros, trocas que geram transformação e um Brasil que pulsa com criatividade e identidade” – Simone Quintas, uma das idealizadoras do projeto.

Como parte do processo de construção das edições anuais, o evento promove imersões criativas que reúnem os designers e artesãos em trocas profundas e afetivas. Participam deste ano os designers Ana Vaz, Bruno Niz, Igor Sabá, Stephanie Ribeiro e Estevão Toledo, ao lado de nomes e coletivos como o Coletivo Construindo Sonhos (bordadeiras de César de Pina), o Ceramistas do Elvas, o cuteleiro Bruno Timochenco, o escultor Michael Ferreira, o marceneiro Beto Romero e a tecelã Silvânia Mendonça Machado. Os resultados dessas colaborações poderão ser conferidos na principal exposição do evento.
“Produzir a Semana Criativa é um exercício contínuo de articulação entre tradição e inovação. Ao longo dos anos, consolidamos um modelo que valoriza os saberes populares, estimula a economia criativa local e constrói pontes entre diferentes territórios e linguagens. Esta edição, em especial, reforça nosso compromisso com a diversidade regional, a formação de redes e o protagonismo de quem faz: artesãos, artistas, designers e toda a comunidade envolvida no processo,” afirma Junior Guimarães, idealizador e produtor do projeto.
Destaques de 2025
Casarões históricos continuam sendo ocupados com oficinas, exposições e conversas intimistas. Esta edição fortalece os laços com o Norte e Nordeste. Tem a estreia da Casa Paraíba, que traz seu artesanato, música, arte e gastronomia. Além do retorno da Casa Pará, com novos artistas, artesãos e projetos da vibrante cena criativa paraense. Entre as exposições, merecem atenção especial o trabalho das benzedeiras do Jequitinhonha.
As instalações ganham ainda mais destaque nesta edição, formando um circuito com obras de Renato Imbroisi, Ana Vaz, Pietro Oliveira, André Ferri, Marcus Camargo com as Coralinas entre outros.
O homenageado da edição 2025 é o artista popular Fábio Francino, conhecido por suas esculturas em papel machê.
Dois grandes palcos abrigarão palestras e bate-papos, entre eles o Palco Artesão, que estreia no Espaço Festivo com mais lugares, reforçando o protagonismo dos fazeres manuais e das vozes populares.
O Espaço Festivo, antes dedicado principalmente à programação noturna, se torna agora também um ponto central durante o dia, abrigando o Palco Artesão e o Mercado, com experiências que misturam tradição, inovação e afeto.
Entre os destaques desta edição está o Cortejo das Encantarias – O Canto Orfeônico, que percorrerá as ruas do centro histórico com música, dança, artes plásticas e cênicas, promovendo uma celebração vibrante dos saberes da tradição brasileira.
Outro ponto alto da programação é o foco no Vale do Jequitinhonha, com a presença de bordadeiras, benzedeiras, artistas, artesãos e representantes da culinária local, que trazem a força simbólica e espiritual dessa região para o centro do festival.
A sustentabilidade segue como um dos pilares da Semana. Entre as ações, destaque para o uso de copos reutilizáveis e a ampliação do Carona Criativa, serviço gratuito de transporte entre os pontos do evento, que agora também funcionará na madrugada.

Números que inspiram
A força da Semana Criativa de Tiradentes se revela também nos números. Em 2024, mais de 14 mil visitantes circularam por Tiradentes durante os quatro dias do festival — um crescimento de 40% em relação à edição anterior. Pessoas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, além de países como Argentina, Canadá, Colômbia, Finlândia e Noruega, participaram das mais de 100 atividades oferecidas, entre palestras, exposições, oficinas, passeios e apresentações culturais.
Mais de 3.150 pessoas acompanharam os bate-papos e lançamentos de livros presencialmente ou online, enquanto 498 pessoas participaram das oficinas e do Agulhaço. Já o Espaço Festivo, um dos pontos altos da programação, reuniu mais de 2 mil pessoas em suas três festas.
A programação completa será divulgada em setembro. Até lá, prévias e bastidores das atividades podem ser acompanhados pelo Instagram do festival: @semanacriativadetiradentes.
A Semana Criativa de Tiradentes é um movimento cultural e social, que acontece em Tiradentes, MG, com o objetivo de divulgar e valorizar saberes de tradição, evitando que se percam e levem consigo a nossa história. O projeto é realizado por Simone Quintas e Junior Guimarães. Ao longo do ano, a SCT promove imersões entre designers e artesãos para que troquem conhecimentos, levando frescor ao artesanato e brasilidade aos projetos de design. O resultado destes encontros são produtos criativos e cheios de histórias, exibidos no festival Semana Criativa de Tiradentes, uma verdadeira maratona de conteúdo e de experiências em torno do artesanato, que acontece sempre no mês de outubro.