Tendência: para 2024, os ambientes planejados para criar conexão com a natureza continuarão em alta
Com o corre-corre do dia a dia, cada vez mais as pessoas procuram se integrar à natureza em busca de bem-estar e qualidade de vida. E esta integração com a natureza – seja através de jardins internos, de paredes verdes ou até mesmo de elementos de design inspirados na flora e fauna – continuará muito forte em 2024 de acordo com o arquiteto Diego Müller, do escritório Müller & Antunes Arquitetura e Engenharia.
Uma boa dica para quem deseja ter tranquilidade, seja nas férias ou num fim de semana, é a Cabana Stones, localizada em Manoel Ribas, uma pequena cidade do estado do Paraná, que se tornou refúgio para quem preza por bons momentos em meio ao verde.
Foi pensando em preservar e enaltecer a natureza do espaço, que o arquiteto Diego A. Müller, do escritório Müller & Antunes, projetou a Cabana Stones. Idealizada em uma encosta rochosa, ao lado de uma cachoeira exclusiva, o arquiteto aproveitou, ao máximo, os 63 metros de área construída, a energia e os elementos naturais do local, buscando proporcionar aos hóspedes uma imersão imediata na natureza.
A Cabana foi projetada com uma entrada de acesso relativamente pequena, em uma parede escura. Ao adentrar, o ambiente se abre, gerando uma sensação de descoberta e evidenciando os traços elegantes emoldurados por uma paisagem natural única.
“E para dar aquele toque especial de sofisticação, elegância, luxo e amplitude, utilizamos porcelanatos da Villagres”, ressalta o arquiteto. Na fachada e no piso externo, o porcelanato Black Stone foi o destaque. Toda linha é inspirada na pedra ardósia, em nuances de grafite profundo, e traz a força de um material consagrado para projetos de personalidade.
Na na área da piscina, o porcelanato Ibirapuera foi a protagonista. Este produto é uma homenagem à marquise projetada por Oscar Niemeyer e ao próprio Parque Ibirapuera e apresenta um terrazzo, tendência veneziana resgatada dos anos de 1940, um concreto com fragmentos de diversas rochas.
Para o arquiteto, o projeto tem que estar todo em sintonia – desde iluminação, mobília, vegetação, revestimentos, cores, etc. “É um desafio compor o projeto sem perder o conceito! Mas os porcelanatos escolhidos, além de trazerem amplitude e conceito de natureza, proporcionam uma aparência refinada e elegante, contrastando com os elementos em ferro e madeira utilizados”, explica Müller.
A Cabana Stones é um verdadeiro oásis! “O barulho da água da cachoeira, o paredão de rocha, o verde das árvores, o ar puro, o canto dos pássaros e o isolamento total são elementos que fazem da estada uma experiência sensorial para revigorar as energias”, finaliza Müller.