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Primeiro Centro de Pesquisa Transversal da América Latina.

Há 80 anos no país, a francesa Saint-Gobain inaugura primeiro Centro de Pesquisa Transversal da América Latina.

Por Marcela Millan

 

Inovação constante

Há 80 anos no país, a francesa Saint-Gobain inaugura primeiro Centro de Pesquisa Transversal da América Latina.

O Centro de Pesquisa é todo construído com materiais Saint-Gobain, a exemplo de sua fachada de vidro SageGlass, cuja transparência pode ser alterada por comando eletrônico.

 

A Saint-Gobain está presente no Brasil há 80 anos, com a implantação da Saint-Gobain Canalização, fabricante dos produtos da marca PAM, e a criação da Brasilit (placas e telhas de fibrocimento). Essas foram as primeiras atividades do grupo fora da Europa. Hoje atua no país com 56 fábricas, 10 mineradoras, 41 lojas, 17 mil funcionários diretos e indiretos e R$ 8,7 bilhões em vendas em 2015.

 

Todos seus segmentos estão aqui representados, e as suas marcas mais conhecidas são, além das já citadas, Cebrace, Saint-Gobain Glass, Isover, Placo, Norton, Sekurit, Weber e Telhanorte. Agora, também soma um Centro Transversal de Pesquisa & Desenvolvimento, o primeiro do gênero no Hemisfério Sul e oitavo no mundo, para a busca de inovações no mercado de vidro, materiais de alta performance, isolamentos e produtos em geral para construção.

 

“Este investimento demonstra o comprometimento do grupo com o mercado brasileiro, para oferecer as melhores soluções de construção para todos os tipos de edifícios, inovando permanentemente, a fim de que sejam confortáveis, econômicos e sustentáveis”, declara Pierre-André de Chalendar, presidente e CEO mundial do grupo.

 

O centro tocará duas frentes de pesquisa. A primeira é direcionada à ciência dos materiais, com um laboratório analítico capaz de identificar composição química, estrutura e propriedades físicas. A segunda está voltada à física das edificações, justamente para experimentar a aplicabilidade dos materiais. “Visa projetar locais cada vez mais econômicos e respeitosos ao meio ambiente, sem perder o conforto”, observa Paul Houang, seu diretor de pesquisa e desenvolvimento. Foram investidos R$ 55 milhões na unidade, localizada em Capivari (interior de SP), com projeto do escritório Dávila Arquitetura.

 

Vidro impresso SGG Listral K, da Saint-Gobain Glass, que difunde luz de maneira uniforme.

 

A fundação do grupo remete à criação do Palácio de Versailles, no reinado de Luís XIV.  A então chamada Manufatura Real de Vidros nasceu em 1665, voltada somente para o vidro plano. Anos depois mudou seu nome para Saint-Gobain, cidade na qual estava sua principal unidade produtiva. Desde então, cresceu e se consolidou, com grandes fusões e aquisições. Hoje, o grupo marca presença em 66 países, com cerca de 170 mil colaboradores.

 

 

Imagens: Divulgação

redacao@editorialmagazine.com.br

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