Santorini Header
Home / Prêmio Design MCB divulga ganhadores da 31ª edição

31º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira

Peças dos 54 vencedores estarão expostas a partir do dia 11 de novembro

 

 

 

 

Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, divulga o resultado do 31º Prêmio Design MCB, entre as modalidades de produtos e protótipos, textos publicados e não publicados, dentro da categoria de trabalhos escritos. Sob coordenação de Marcelo Oliveira, doutor em Arquitetura e Urbanismo, foram analisadas as categorias de produto: Construção, Transporte, Eletroeletrônicos, Iluminação, Mobiliário, Têxteis e Utensílios. Já a categoria de Trabalhos Escritos foi coordenada por Milene Soares Cara, doutora em Arquitetura e Urbanismo, e Cibele Taralli, doutora em Estruturas Ambientais Urbanas.

 

Os produtos e publicações premiados, além dos selecionados pelo júri, ficarão expostos no MCB a partir de 11 de novembro de 2017; a programação desta edição conta com feira de livros especializada em arquitetura e design, oficinas e foodtrucks, além de encontro com a comissão julgadora e os vencedores.

 

Categoria Construção – na modalidade produto, a comissão premiou peças que fazem parte do dia a dia da construção, mas que apresentaram alterações, destacando sua estética e ampliando respostas às demandas funcionais. Enquanto protótipo, as peças selecionadas trazem releituras de ideias e experimentações na aplicação e sua ocupação espacial.

Categoria Eletroeletrônico – em comparação à edição do ano passado, houve um aumento significativo do número de inscrições de peças nesta categoria. Contudo, considerando-se os quesitos da premiação, o nível dos projetos avaliados apresentou-se bastante equilibrado, de forma que o júri optou por premiar todos com menções honrosas.

Categoria Iluminação – de acordo com os jurados, os inscritos nesta edição da categoria constituem uma das melhores safras dos últimos anos. Destaque para a revolução causada nos últimos anos pelo LED, absorvida pelos projetistas de luminárias, que começam a explorar com mais desenvoltura a integração da nova tecnologia na concepção dos produtos.

Categoria Mobiliário – nesta edição, além de analisar as soluções de projeto apresentadas, a comissão julgadora teve como fio condutor em sua avaliação destacar produtos relevantes para o mercado, a fim de agregar valor à produção, para a disseminação do design nacional e do próprio conceito de design.

Categoria Têxteis – a seleção final baseou-se na identidade nacional do design de superfície e que incorporou soluções de sustentabilidade ou novas tecnologias. Além dos produtos passíveis de manufatura em nível industrial, também foram contemplados projetos realizados de forma artesanal, que trouxeram novas discussões sobre sustentabilidade e estética.

Categoria Transporte – a comissão julgadora pautou-se em critérios como apresentação do produto, soluções técnicas em materiais e processos, além da qualidade de acabamento. E destacou rodízios para cadeiras de rodas a veículos traçados para uso específico, soluções que refletem a excelência do design brasileiro representada pelo know-how dos estúdios.

Categoria Utensílios – foram valorizadas peças que evidenciam qualidade por adequação, caráter sistêmico, preocupação com usabilidade, responsabilidade social e ambiental, valorização de atributos estéticos, desenvolvimento de processos inovadores de fabricação e reconhecimento na manutenção de seu potencial gerador da cultura material brasileira.

Categoria Trabalhos Escritos – os títulos premiados dão visibilidade aos setores acadêmicos, de pesquisa e editorial brasileiros. Em comum, os trabalhos publicados se destacam pelo compromisso com as referências socioculturais e econômicas. A visão social e contextualizada de design e sociedade vem manifestada como eixo aglutinador dos trabalhos não publicados.

 

 

 

Serviço

 

Abertura do 31º Prêmio Design MCB
De 11 de novembro – entrada gratuita
Local: Museu da Casa Brasileira
Horário: das 10h às 18h
Apoio: ABEDESIGN, ABIMO, ADP, Arco, Fedrigoni, Lumière, Paralela, Projeto, Santinho, Senac, Zupi
Visitação e exposição: até 15 de janeiro de 2018

 

MUSEU DA CASA BRASILEIRA
Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano
Tel.: (11) 3032.3727

 

Visitação
De terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Gratuito aos finais de semana e feriados
Acessibilidade no local
Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local

Visitas orientadas: (11) 3026.3913 | agendamento@mcb.org.br | www.mcb.org.br

 

 

 

Por CM
Imagens divulgação

Faça o download do app CM e tenha acesso à todas as edições!

redacao@editorialmagazine.com.br

Review overview
NO COMMENTS

POST A COMMENT