CM Header
CM Insta Header
Home / Projeto é composto por peças artísticas e mobiliário com design exuberante

Arte e natureza

Apartamento mescla design brasileiro a exuberante coleção de obras de arte

 

Para somar o encanto natural das vistas do Rio de Janeiro a uma coleção de obras de arte, o Yamagata Arquitetura ficou responsável pela reforma e repensou a planta deste apartamento de 250 m².  A integração da área social, possibilitada pela eliminação de dois corredores paralelos e um quarto, passou a ocupar 60% do espaço. “Uma grande galeria interliga a cozinha ao living e jantar, organiza toda a parte íntima das suítes e recebe as obras de arte”, explica Paloma Yamagata.

 

Ponto alto do projeto, a coleção é composta por peças artistas modernos como Volpi , Palatnik,  Cruz-Diez, até Vik Muniz e Joana Vasconcelos. Os móveis de design também atraem o olhar. Para não brigar com tanta arte, a base é neutra, com paredes brancas e piso traventino romano bruto. Para exaltar a natureza, a área externa envidraçada se abre para a lagoa Rodrigo de Freitas.

 

 

projeto1

O apartamento reformado por Paloma Yamagata, Bruno Rangel e Aldi Flosi, do escritório Yamagata Arquitetura, é quase uma galeria de arte. No living integrado, quem rouba a cena é a obra de Rodolpho Parigi.

 

projeto2

O charmoso baú Louis Vuitton recebeu uma escultura em faiança recoberta com crochê, em forma de sapo, da artista contemporânea portuguesa Joana Vasconcelos. Ao lado, a clássica mesa Alex, de Sergio Rodrigues. No fundo, a obra Audrey Hepburn, de Vik Muniz. O televisor é Sharp.

 

projeto3

Encostada no painel da parede, de madeira rovere carvalho (Marcenaria S. Correa Luz), obra da série Marias, de Adriana Duque (Zipper Galeria). Abaixo dela, uma mesa de vidro foi desmembrada e utilizada como aparador. Para apreciar tudo isto, uma confortável poltrona (Poltrona Frau).

 

projeto4

fotografias de Miguel Rio Branco dividem espaço com a luminária Tolomeo Mega, concebida pela dupla Giancarlo Fassina e Michele De Lucchi para a Artemide. O sofá é em linho (Flexform).

 

projeto5

Detalhe do recamier Barcelona, de Mies van der Rohe. No móvel planejado, o nicho abriga obra do venezuelano Carlos Cruz-Diez.

 

projeto6

Até o banheiro, todo revestido de mármore travertino, recebeu uma fotografia de Guilherme Licurgo, para continuar a linguagem do apartamento. Atenção à iluminação embutida no piso, que valoriza a peça. As louças são da Deca.

 

“Materiais sofisticados, mobiliário assinado e obras de arte contemporâneas são elementos essenciais para a identidade deste projeto”.
Yamagata

 

Por Marcela Millan
Matéria publicada em Anuário CM 17

 

Faça o download do app CM e tenha acesso à todas as edições!

 

 

Review overview
NO COMMENTS

POST A COMMENT