CM Header
CM Insta Header
Home / Perfil: ABB, player nos mercados de automação e energia

Perfil: ABB, player nos mercados de automação e energia

Atualmente opera em 100 países e emprega cerca de 135 mil funcionários voltados para as soluções de alta tecnologia em automação (residencial e coorporativa) e eficiência energética.

Por Marcela Millan

 

A força da marca
Player nos mercados de automação e energia, ABB soma cinco fábricas no Brasil e 3 mil funcionários.

 

 

Sua fundação remete a 1988, quando duas grandes e tradicionais empresas de engenharia – a sueca Asea e a suíça Brown Boveri – resolveram realizar a sua fusão. Daquela união surgiu a ABB, que atualmente opera em 100 países e emprega cerca de 135 mil funcionários voltados para as soluções de alta tecnologia em automação (residencial e coorporativa) e eficiência energética, com seus devidos desdobramentos, que incluem interruptores e tomadas, além de toda uma gama de produtos para a indústria naval.

No Brasil, a sua presença é forte e remete ao período anterior ao da fusão – tanto que a Brown Boveri forneceu os equipamentos elétricos para o primeiro bondinho do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, em 1912. Mais tarde,em 1954, implementou 50% das turbinas geradoras da Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), além de todo o equipamento de transmissão e distribuição de energia, tornando-se responsável pelo fornecimento de 20% da eletricidade do país.

 

Sistema de automação residencial [email protected]

 

Atualmente o grupo possui cinco plantas no Brasil, distribuídas em Guarulhos, Osasco, Sorocaba (SP) e Blumenau (SC). Com faturamento anual de R$ 2,3 bilhões, emprega aproximadamente 3 mil funcionários. “Nos últimos anos, a ABB ampliou significativamente sua presença e investimentos no país, para garantir soluções de alta tecnologia e qualidade para geração de energias renováveis e distribuição”, conta Gustavo Vazzoler, gerente da área de Produtos Prediais da ABB no Brasil.

 

Fábrica de Sorocaba que, com 125 mil m², é a mais nova planta do grupo no Brasil. Tem foco na produção de motores, geradores, sistemas de acionamentos, eletrocentros e linhas de produtos de baixa tensão, como interruptores e tomadas.

Não é à toa que a multinacional possui cerca de 8,5 mil tecnólogos ao redor do mundo e conta com a colaboração de 70 universidades, como MIT (Estados Unidos), Tsinghua (China), KTH Royal Institute of Technology (Suécia), Indian Institute of Science (Índia), ETH (Suíça) e Karlsruhe (Alemanha), além de sete polos de pesquisa corporativa conectados por um centro de pesquisas global, que buscam o que há de mais novo em tecnologias. “Como uma das líderes mundiais em engenharia, desenvolve soluções que permitem aos clientes utilizarem energia elétrica de forma eficiente, aumentarem sua produtividade industrial e diminuírem seu impacto ambiental de forma sustentável”, completa Gustavo.

 

 

 

  • Placa Cava, com interruptores brancos, da linha Zenit.

Imagens divulgação

Review overview
NO COMMENTS

POST A COMMENT