Desde maio, mostra dedicada ao Pritzker brasileiro celebra sua vida, obra e trajetória.
Este é o ano de Paulo Mendes da Rocha na Casa da Arquitectura, em Matosinhos, no Porto. Desde maio, a casa cultural contempla duas exposições abertas ao público: “Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha”, com curadoria de Jean-Louis Cohen e Vanessa Grossman e projeto expositivo de Eduardo Souto de Moura e Nuno Graça Moura, na Nave Expositiva; e “Paulo: Para Além do Desenho”, com curadoria de Rui Furtado e Marta Moreira e projeto expositivo de Ricardo Bak Gordon, na Galeria da Casa.
Percorrendo sete décadas de atividade, a imensa obra de Paulo Mendes da Rocha revela-se na Exposição “Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha” com uma amplitude inédita extraída do imenso acervo entregue à Casa da Arquitectura – Importante lembrar que foi à esta instituição portuguesa que entre 2015 e 2019 o arquiteto e urbanista brasileiro doou em vida a totalidade do seu acervo. A exposição conta com mais de 130 desenhos de projeto e quase uma dezena de maquetes feitas pelo próprio, entre as quais a do Museu Nacional dos Coches, projetado para Lisboa em 2018.
Já na intitulada “Paulo”, a mostra que vai ocupar a Galeria da Casa oferece ao visitante a oportunidade de ter com o arquiteto brasileiro uma experiência mais íntima, permitindo-lhe ouvir a sua visão do mundo e as suas reflexões sobre tantos temas que o ocuparam e que no fundo, explicam a sua obra.
“Esta será uma grande realização da Casa da Arquitectura para celebrar a pessoa e a obra universal de Paulo Mendes da Rocha, os seus princípios éticos, estéticos e técnicos em todo o mundo e que fará com que estas exposições em Matosinhos sejam de visita incontornável para quem gosta de arquitetura e, particularmente, da obra de Paulo Mendes da Rocha” – Nuno Sampaio, Diretor-executivo.
Paralelamente a estas duas exposições vai decorrer um programa de atividades com curadoria do arquiteto Nuno Sampaio, Diretor-executivo e Comissário-geral da CA, da arquiteta Catherine Otondo e da arquiteta e historiadora Vanessa Grossman. Este programa paralelo de grande abrangência vai contar com debates, conferências, visitas de obra e pretende-se que seja uma grande festa da arquitetura e de celebração da obra e da pessoa de Paulo Mendes da Rocha.
O Prémio Pritzker 2006, que foi primeiro associado honorário da Casa da Arquitectura em setembro de 2018 e o mais recente galardoado com a medalha de ouro do Congresso da UIA – União Internacional de Arquitetos, faleceu a 23 de maio de 2021.
Por Redação Casa e Mercado