Arquiteta e urbanista Patrícia Sarquis Herden, ex-presidente do CAU/SC, vence votação para presidência do Conselho para o triênio 2024-2026
De Santa Catarina, a arquiteta e urbanista Patrícia Sarquis Herden será a nova presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) pelos próximos três anos. A eleição aconteceu no último dia 18 de janeiro, na 144ª Reunião Plenária Ordinária do CAU/BR, a primeira da gestão eleita para o mandato 2024-2026: “Nossa escolha representa a capacidade de unir os profissionais”, afirmou, após eleger Patrícia Herden com 14 votos dos 28 conselheiros federais. Sabe-se que o conselheiro José Jefferson de Sousa (RN), que também concorreu à Presidência, recebeu 13 votos, considerando uma abstenção.
Ex-presidente do CAU/SC (2021-2023), a nova presidente do CAU/BR é empresária do setor da Tecnologia da Informação, consultora da indústria da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) em adoção e gestão BIM (Building Information Modeling), tem MBA em Plataforma BIM e especialização em Arquitetura de Interiores. Suas propostas estão estruturadas em quatro eixos: Valorização profissional; Diálogo e Orientação no Exercício Profissional; Arquitetura e Urbanismo para todos; e Gestão eficiente, democrática e transparente.
“Nosso objetivo é oferecer mais serviços por meio do SICCAU, como banco de talentos, capacitação, caixa de assistência, cooperativa de crédito, assessoria jurídica, contábil e câmaras temáticas para conduzir a discussão em fóruns profissionais, Nossa Presidência será coletiva, pugnando pela efetiva descentralização do CAU e garantindo o espaço de todos que se fazem representar aqui neste colegiado. Temos a oportunidade de mudar a imagem do nosso conselho. Como disse o escritor Ailton Krenak; o amanhã não está à venda. O CAU não está à venda.” Patrícia Sarquis Herden, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR).