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Home / O vinho inspira arquitetura da Santa Adega, no centro de Florianópolis

Entre rolhas

 

 

 

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Criar uma arquitetura surpreendente, que marcasse a presença da loja no centro de Florianópolis e revelasse uma forma diferenciada na venda de vinhos e afins, foi o desafio do escritório +2 Arquitetura, dos arquitetos André Manara e Luciana Decker, para a implantação da loja Santa Adega, num espaço de 270m2 que comporta uma loja de vinhos, winebar, sala de eventos e treinamentos.

 

Tons marcantes conceituam o projeto da fachada, com sua imponência minimalista – criada por 1380 peças em pinus auto clavado — e revelam uma volumetria insinuante. Esta foi modulada através de uma grelha metálica permitindo que as peças de madeira fossem instaladas individualmente e garantindo que o desenho proposto fosse alcançado de forma precisa. Para a marcação da porta principal e vitrine foi construído um pórtico com estrutura metálica revestido em ACM na cor preta juntamente com madeira de demolição encerada que envolve o restante da fachada principal.

 

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Em seu interior, a escolha por texturas amadeiradas claras e paredes revestidas em textura de concreto compõe a loja de forma leve fazendo com que o mobiliário de exposição do produto, executado em estrutura metálica pintada na cor grafite se destaque e valorize a exposição do produto. Cubos de mdf com as mesmas cores das peças da fachada criam esse elo e geram pontos de destaque dentro da área de vendas.

 

A iluminação seguiu o conceito de destaque dos produtos. Para o mobiliário de vinho, em paredes e ilhas, foram utilizadas fitas de led tom neutro. No teto alto foram usados trilhos com spots orientáveis permitindo maior dinamismo na iluminação. No lounge, winebar e mesas de atendimento foram utilizados pendentes com acabamentos diferenciados a fim de reforçar a características destes espaços.

 

Nas janelas laterais da edificação, que se abrem para um jardim, foram usadas cortinas em tecido na cor vinho. Estas enquadram a visualização de um painel fotográfico fixado no muro lateral com imagens de vinhedos. Nessa mesma parede foi projetado o lounge para recepção dos clientes assim como um winebar, aonde os clientes podem consumir vinhos e aperitivos da sua escolha. Ao fundo desse conjunto foi criado um armário em aço corten e MDF grafite comportando biblioteca, winestation (máquina para a degustação de vinhos pré-definidos) e um grande aquário para colocação de rolhas.

 

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Por Redação CM e MCK Cultura da Informação
Imagens Divulgação

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