CM Header
CM Insta Header
Home / O impressionante Sven Wingquist Test Center, na Alemanha, segue conceito arquitetônico que celebra o vento e a energia

Aerodinâmico

Centro de testes para grandes rolamentos segue conceito arquitetônico que celebra o vento e a energia.

 

 

SKF Großlager-Prüfzentrum

01. Composto por dois elementos paralelos em um terreno de 14 hectares, o Sven Wingquist Test Center foi construído com base de concreto armado, onde as fachadas foram revestidas com painéis de alumínio branco. Dentro deles é possível realizar testes de rolamentos grandes em condições reais de uso.

 

O Sven Wingquist Test Center, centro de testes industriais da SKF construído em Schweinfurt, na Alemanha, impressiona por vários aspectos. Ele é o primeiro no mundo capaz de testar rolamentos de grande porte em condições reais de operação, o que também o torna o mais potente. Com arquitetura do escritório Tchoban Voss (comandado pelo russo Sergei Tchoban e pelo alemão Ekkehard Voss), soma 5.828 m² de área construída, com um investimento de 40 milhões de euros (cerca de R$ 150 milhões).

 

O centro conta com dois equipamentos de teste. O primeiro foi desenvolvido especificamente para arranjos de eixo principal para turbina eólica; o segundo, por sua vez, para verificar rolamentos usados em outros setores industriais, como mineração, construção, produção de aço e transporte naval.

 

SKF Großlager-Prüfzentrum

Com forma aerodinâmica e que indica movimento, o centro contou com uma enorme janela de cantos arredondados com o logotipo da empresa, que propicia ampla iluminação natural no interior do prédio. Á noite, por outro lado, ela propicia luz à rodovia próxima.

 

Seguindo os conceitos de pioneirismo e de investimento em tecnologia, o projeto ganhou uma aparência aerodinâmica, que evoca velocidade. “Dois volumes de altura diferente, posicionados paralelamente, são a base da nova construção. Eles celebram o vento e a energia por sua inclinação impressionante”, explicam os profissionais.

 

Os dois elementos foram construídos com colunas de concreto armado, ao passo que a laje e fundo receberam fibra e concreto. As fachadas são revestidas com painéis de alumínio branco reflexivo. Na frente norte, alongada, uma janela de perfil duplo exibe o logotipo da SKF.

 

SKF Großlager-Prüfzentrum

Sua estrutura foi toda pensada em termos de vedação acústica – como as janelas de perfil duplo antirruído. As fachadas são revestidas com painéis de alumínio branco reflexivo. Em uma das extremidades ganhou brises na parte superior.

 

SKF Großlager-Prüfzentrum

O centro de testes possui duas plataformas diferentes. Aqui vemos a projetada para verificar arranjos do eixo principal de turbinas eólicas. A segunda, por sua vez, é destinada a outros setores, como os de mineração e fabricação de aço.

 

Para lidar com os ruídos, as janelas são acústicas entre as salas, enquanto as paredes internas e telhado do salão de ensaios foram equipados com cassetes metálicas perfuradas. Ainda existe uma unidade de barreira acústica removível entre o hall e a sala hidráulica.

 

O Sven Wingquist Test Center foi construído com preocupação sustentável, em busca da certificação Leed Gold. “Com a redução de tempo de ensaio devido às capacidades únicas das plataformas de teste, existe um enorme potencial para economia de energia. Outra contribuição ambiental é o fato de que o calor residual é recuperado, alimentando o sistema de aquecimento da fábrica da SKF que fica perto”, exemplificam os arquitetos.

 

SKF Großlager-Prüfzentrum

Internamente, os espaços são amplos e com poucas intervenções. A escadaria em espiral segue o material metálico da fachada, em um estilo industrial.

 

SKF Großlager-Prüfzentrum

As formas curvas e fluidas também se encontram no interior. No teto e nas paredes foram instaladas placas que auxiliam no isolamento acústico.

 

 

 

 

Por Marcela Millan
Imagens Hans Juergen Landes e Tchoban Voss Architekten
Matéria publicada em Revista CM edição 179

Faça o download do app CM e tenha acesso à todas as edições!

Review overview
NO COMMENTS

POST A COMMENT