Santorini Header
Home / Notas de design

Notas de design

Um jardim urbano em forma de zigue-zague, um ato de preservação às obras de Oscar Niemeyer e uma cerâmica que recebeu menção honrosa no prêmio italiano Compasso D'Oro.

Por Marcela Millan

 

design-zighizaguiZigue-zague

Uma calçada não precisa ser sempre cinza e sem vida. Isso, pelo menos, é o que demonstra o escritório OFL Architecture, que – junto à loja de móveis Milia e ao coletivo Farm Cultural Part – desenvolveu um passeio que se transformou em um parque urbano na cidade de Favara, ilha da Sicília (Itália). Inspirado nas formas da natureza – como uma colméia –, o chamado Zighizaghi tem 320 m² e é um jardim urbano multi sensorial, pensado para ser um recanto acolhedor de contato com a natureza, música e apresentações artísticas.

 

Ele tem dois níveis, um horizontal e outro vertical. O primeiro consiste em caixas hexagonais de madeira okoume, que abrigam as plantas e flores; o segundo, como pop-ups, é composto por luminárias prismáticas e alto-falantes.

 

 

design-MACCultura imortal

Para preservar a memória e trabalho do arquiteto Oscar Niemeyer, o Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) decidiu, por unanimidade, tombar mais três monumentos projetados por ele.

 

Agora, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (foto), o conjunto de edificações do Parque Ibirapuera (São Paulo) e a Passarela do Samba (Rio de Janeiro), foram integrados as outras 24 obras do arquiteto que estão protegidas desde 2007.

 

6-design-Lea-Ceramiche5-design-Lea-CeramicheAcolhedor

A cerâmica conseguiu passar o acolhimento da madeira no Type 32 (200 x 20 x 0, 55 cm), assinado por Diego Grandi para a Lea Ceramiche.

 

Com quatro variações de tom – do mais claro, Snow, aos mais escuros, como Honey, Vintage e Coffee –, possibilita várias criações geométricas.

 

O produto recebeu menção honrosa no prêmio italiano Compasso D’Oro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagens Giuseppe Guarneri, Pablo Mauso e Riccio Blu

redacao@editorialmagazine.com.br

Review overview
NO COMMENTS

POST A COMMENT