CM Header
CM Insta Header
Home / Loft de visual cosmopolita integra ambientes e mobiliário contemporâneo em seu projeto

Loft de visual cosmopolita integra ambientes e mobiliário contemporâneo em seu projeto

Com peças de designers consagrados e toques de cor, projeto de loft tem ambientes integrados e de fácil circulação

Por Marina Samaritano

 

Visual nova-iorquino

Com peças de designers consagrados e toques de cor, loft tem ambientes integrados e de fácil circulação

 

 

 

 

 

“O ponto alto do projeto é a integração da varanda, com pé-direito de 4,60 m”.”

 

 

 

 

 

 

Francisco Calio

 

 

 

 

 

Ao atender à demanda de uma jovem administradora paulistana que gosta de dar festas, receber amigos e viajar para lugares exóticos, Francisco Calio procurou fazer do loft de 500 m² um local ideal tanto para o descanso, quanto para os momentos de lazer. Assim, ele derrubou as paredes que fechavam a varanda, em busca da integração dos espaços. Isso resultou na boa circulação e o enaltecimento do pé-direito duplo do imóvel e de seus tetos desnivelados. Foram utilizados móveis despojados de design contemporâneo, com cores ora neutras ora estimulantes, em um conjunto que busca um visual nova-iorquino, bastante cosmopolita. O destaque fica para a sala de jantar, com mesa de concreto aparente, rodeada por dois modelos de cadeiras. A iluminação, planejada pelo próprio designer, é feita com embutidos AR 111 e AR 70.

 

projeto

a sala de jantar, ocupada em sua extensão pela longa mesa de concreto aparente (1,10 x 5 m), desenhada pelo próprio Calio, e que em uma das extremidades abriga uma cuba para as bebidas. Ao seu redor, a cadeiras Softshell (pretas), de Ronan & Erwan Bouroullec, aguardam a chegada das visitas; para coroar a cabeceira, destinada à dona do apartamento, a rubra Heart Cone, de Verner Panton (tudo da Vitra, by Micasa).

 

projeto2

O projeto busca valorizar o pé-direito duplo e os desníveis arquitetônicos do teto com a colocação de quadros nas paredes superiores e de cortinas de cima a baixo (Decolar), além de persianas automatizadas (Amorim). Foram removidas a paredes que dividiam o living da varanda, para ampliar o espaço e melhorar a circulação. O paralelismo da disposição dos móveis apenas é rompido pela poltrona Amoebe Highback, de Verner Panton.

 

projeto4

Sobre a mesa de jantar flutua uma luminária com formato de bolhas prateadas (Wall Lamps), com design de Ross Lovegrove, dentro da composição contemporânea do espaço. A parede preta tem uma porta camuflada à esquerda, e recebe à direita, como uma extensão natural, uma estante com nichos embutidos de tamanhos diferentes, para abrigar livros e objetos (marcenaria de Fernando Pires). Em contraste, o piso com Resinfloor branco. Os expressivos quadros com gatos foram adquiridos pela proprietária.

 

projeto5

A neutralidade é quebrada pelas cores das almofadas e do recamier púrpura. Ao fundo, sobre o aparador de concreto, sobreposição de quadros e fotos valoriza o ar de informalidade controlada. Os móveis contemporâneos também contribuem para o visual nova-iorquino buscado pelo arquiteto.

 

projeto6

A maioria dos cômodos possui vista panorâmica e acesso à grande varanda com recamiers e almofadas. O ambiente agradável torna-se uma extensão da suíte, que possui móveis planejados (Bontempo) em cor neutra. A estante atrás da cama abriga livros da proprietária, e também emoldura o quadro do Gabinete D.

 

projeto7

A poltrona coloridíssima foi posicionada ao lado da entrada do banheiro da suíte. Ela contrasta com o tom claro predominante no porcelanato do piso e nos móveis planejados (Bontempo), e tem como única exceção a parede com pastilhas metalizadas da área do box.

 

 

Imagens Roberto Wagner

 

 

 

 

 

 

 

Review overview
NO COMMENTS

POST A COMMENT