Lucifero’s apresenta IRIDE, a nova família de projetores nascido da colaboração com Mario Cucinella Design
Do encontro entre o know-how de iluminação de Lucifero e a experiência de design de Mario Cucinella, nasce uma família de luminárias com design minimalista e refinado que busca maior funcionalidade e versatilidade da luz emitida para o espaço. Projetado para diferentes usos, é adequado para ambientes internos e externos, a criação entra no panorama do design Made in Italy.
Iride é o resultado de um estudo sobre o olho humano, nossa câmera natural, em que a íris e o diafragma têm a função de regular a quantidade de luz que entra no olho ou na lente. Assim nasceu a ideia de um projetor inspirado no mundo da fotografia, cuja estética remonta ao design dos dials de ajuste encontrados em todas as câmeras, pensado para se adaptar a todos os ambientes graças às múltiplas combinações de cores e acabamentos disponíveis, que o tornam um produto único e muito versátil.
Seu design essencial se adapta a todos os contextos: a coleção é composta por diferentes tamanhos e elementos. O corpo fundido é personalizável e disponível mediante solicitação em cores diferentes para combinar com o snooter em acabamento cromado, preto e bronze. A gama é complementada por muitos acessórios e filtros que enriquecem e aumentam as possibilidades de engenharia de iluminação do produto. O efeito “backlight” gera uma emissão ajustável que garante maior conforto visual e anti-reflexo.
O produto está disponível em dois métodos de fixação diferentes: versão de trilho, em trilhos eletrificados trifásicos, ou com superfície de fonte de base circular montada; a última solução oferece várias possibilidades de ajuste graças ao movimento em um eixo duplo de rotação. Os projetores de trilha estão disponíveis em dois acabamentos: preto e branco; enquanto o modelo de superfície está disponível em várias cores para maior personalização.
Mario Cucinella é um designer e arquiteto italiano, fundador da Mario Cucinella Architects, um estúdio de design internacional com sede em Bolonha e Milão. Ele tem uma sólida experiência em projetos arquitetônicos baseados em pesquisas relacionadas a questões de sustentabilidade de acordo com uma abordagem holística. Em 2015 criou a SOS – Escola de Sustentabilidade em Bolonha, para a formação de novos profissionais na área do design sustentável. Em 2018 foi curador do Pavilhão Italiano na 16ª Mostra Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza com a exposição “Arcipelago Italia”. Durante anos colabora com algumas das empresas de design italianas que simbolizam o Made in Italy e em maio de 2019 lançou Mario Cucinella Design com a coleção Building Objects, inspirado nos seus projetos de arquitetura ao trabalhar com empresas italianas de excelência. Em 2021 nasceu a linha Mario Cucinella Design for Recicling. O impacto e a importância do seu trabalho, tanto do ponto de vista ambiental como social, como arquiteto e educador, foram reconhecidos com a Honorary Fellowship do American Institute of Architects (2017) e com a International Fellowship do Royal Institute of British Arquitetos (2016).
Lucifero é a história de uma família que, com intuição e determinação, levou uma pequena empresa fundada em 1978 em Bolonha a ser, hoje, líder na produção de luminárias arquitetônicas de alta qualidade e totalmente “made in Italy”. Itália “. Em 2018 a Lucifero juntou-se à Unidade de Negócio Cefla Lighting. A Lucifero desenha novas soluções, através do estudo e da investigação, para criar sempre uma luz melhor. Combina criatividade, inovação e curiosidade com continuidade e fiabilidade ao longo do tempo, é composta por uma equipa de pessoas unidas que vivem o seu trabalho mais como uma paixão do que como uma necessidade. O objetivo é integrar o corpo luminoso com a arquitetura, em continuidade com as funções do espaço que o acolhe. Lucifero é definido com o significado de Archi- Iluminação Tecnológica: uma expressão que acolhe o elevado nível do design, capaz de satisfazer as necessidades de qualquer aplicação, seja retalho, hotelaria, iluminação artística, educacional ou ecológica.
Fonte Mario Cucinella Architects
Imagens: Divulgação