AI Visualizer Easy Resize com

Ferramentas de IA agregam eficiência ao processo

A inteligência artificial não é mais uma promessa distante: ela já remodela a forma como a arquitetura é concebida, projetada e visualizada

 

A revolução digital que há anos bate à porta da indústria da construção está agora levando a automação até mesmo para a prancheta, no coração dos projetos arquitetônicos. É dessa forma que a inteligência artificial (IA) começa a desempenhar um papel fundamental nos estúdios de arquitetura, aumentando a criatividade, acelerando o desenvolvimento de ideias e multiplicando alternativas de design.

No Reino Unido, 41% dos arquitetos já estão usando ferramentas de IA e 43% relatam que essa prática resulta em maior eficiência do processo, segundo uma recente pesquisa do Royal Institute of British Architects (RIBA). Especialistas apontam que essa tendência avança no mundo todo, inclusive em países emergentes como o Brasil.

A Graphisoft, líder global em desenvolvimento de software BIM (sigla em inglês para Building Information Modeling), deu o primeiro passo nessa transformação com o AI Visualizer, uma ferramenta de IA generativa totalmente integrada ao Archicad, sua principal plataforma utilizada por arquitetos do mundo todo.

Alimentada por algoritmos de difusão estável (um modelo de aprendizagem que permite gerar imagens detalhadas a partir de descrições textuais), a ferramenta permite que os arquitetos gerem várias variantes visuais de um projeto em segundos, com base em parâmetros definidos pelo usuário.

 

AI Visualizer Easy Resize com
Imagem gerada com o AI Visualizer (Divulgação/Graphisoft).

 

“Com o AI Visualizer for Archicad, demos o primeiro passo em direção a um projeto arquitetônico mais eficiente e inteligente. A IA não substitui o arquiteto – mas sim os capacita”, diz Patricio Zapata, Customer & Product Success LATAM e Brasil da Graphisoft.

Ao contrário de outras indústrias em que a automação já é a norma, a arquitetura ainda resguarda um perfil profundamente humano, emocional e culturalmente enraizado. Mesmo assim, a IA já traz benefícios inegáveis ao setor, pois acelera o processo de design interativo, melhora a documentação visual e apoia decisões gráficas, proporcionando mais contexto e insights.

 

Do conceito à renderização em segundos

O AI Visualizer transforma modelos conceituais em imagens detalhadas e estilizadas em apenas alguns segundos, sem a necessidade de modelagem 3D adicional. Essa ferramenta empoderada pela IA permite que os arquitetos:

– encontrem inspiração, com visuais de alta qualidade que estimulam a criatividade nos estágios iniciais do design;

– acelerem fluxos de trabalho, explorando rapidamente várias alternativas de projeto diretamente no Archicad, simplificando o processo sem sair do ambiente BIM;

– envolvam clientes, apresentando visualizações realistas desde o início de um projeto, facilitando a comunicação e a tomada de decisões conjuntas;

– e expandam recursos, adicionando ferramentas de visualização poderosas sem plug-ins extras, com o AI Visualizer totalmente integrado ao Archicad.

Por operar na nuvem, a ferramenta elimina a necessidade de hardware de alto desempenho ou instalações complexas, tornando a tecnologia de ponta acessível a escritórios de arquitetura de diferentes portes no Brasil e no mundo.

Zapata, da Graphisoft, explica que longe de substituir os arquitetos, a IA está redefinindo seu papel – dando a eles mais tempo para refletir sobre o design espacial, entender melhor o contexto e considerar o impacto social e cultural de cada projeto. Integrado a métodos como o OpenBIM, a IA também aprimora a colaboração interdisciplinar entre arquitetura, engenharia e construção. A combinação de design humano e ferramentas inteligentes é o caminho certo para uma arquitetura mais ágil, precisa e significativa”, conclui Zapata.

 

AI Visualizer Easy Resize com
Imagem gerada com o AI Visualizer (Divulgação/Graphisoft).

Compartilhe este post