Arquiteto cria visual intimista e lúdico para a reinauguração da Livraria Cultura no Shopping Market Place
Com uma nova concepção de loja, o arquiteto Fernando Brandão assina o retrofit da Livraria Cultura, localizada no piso 1 do Shopping Market Place, com um design contemporâneo e inovador. O projeto gira em torno de uma planta livre e randômica, consistindo na ideia de ter uma circulação livre e fluida entre as prateleiras, seguido de um layout que facilita imediatamente a percepção do espaço como um todo.
O novo conceito também traz uma versão mais intimista, com um modelo de negócio mais compacto em seus novos 530m². Com um olhar apurado e soluções criativas, o arquiteto utilizou o tom de preto como principal elemento do projeto.
“A ideia é dar destaque aos livros e suas cores, por isso, utilizamos o preto e alguns pontos estratégicos de iluminação nos nichos e prateleiras. O grande desafio foi justamente usar adequadamente antigos mobiliários e transforma-los para o novo conceito, porém o resultado foi surpreendente” – Fernando Brandão
O projeto une tecnologia de ponta e ferramentas multifuncionais, oferecendo um conceito de loja personalizada, com uma experiência única de imersão e consumo. A loja também traz uma característica exclusiva ao expor 25 obras grafitadas em recortes do artista plástico Carlos Matuck, contribuindo para uma ambientação integralmente imersa ao mundo da arte e totalmente “instagramável”, uma conexão ao universo digital para a livraria física.
Outro fator excepcional é que todos os mobiliários e artefatos são frutos de reciclagem de antigas lojas da rede, valorizando o reuso e a sustentabilidade, um dos principais pilares defendidos pelo profissional dentro do cenário arquitetônico. Fernando também é responsável pela criação dos projetos de outras unidades da Livraria Cultura, tais como, unidade Fortaleza, Curitiba, Rio de Janeiro e a Livraria Cultura do Conjunto Nacional em São Paulo.
Imagens: Divulgação