CM Insta Header
CM Header
Home / Exposição ‘Passagens’ estreia no MCB com temática de mobilidade urbana

‘Passagens’

A mostra ‘Passagens – Espaço de Transição para a Cidade do Século XXI’, iniciativa do Instituto Cidade em Movimento, desperta o olhar para acessos e barreiras na cidade contemporânea.

 

 

 

 

Passarelas, escadarias e vielas: passagens são importantes integradores dos centros urbanos e tema da exposição que o Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, apresenta entre os dias 17 de fevereiro e 08 de abril de 2018, em São Paulo.

 

“O Museu da Casa Brasileira incentiva o debate sobre as formas de ocupação e apropriação do espaço urbano; assim sendo, uma exposição que apresenta as barreiras, e também as passagens das cidades, está diretamente ligada à nossa vocação. A iniciativa busca reforçar o debate sobre a mobilidade, que se tornou primordial na reflexão acerca dos centros urbanos”, afirma Miriam Lerner, diretora geral do MCB.
‘Passagens’, que já esteve em Paris, Pequim, Barcelona e Buenos Aires, é apresentada em quatro áreas, cada uma tratando de diferentes aspectos, seu conceito e evolução histórica. São destaques as barreiras de infraestrutura que dificultam ou impedem a locomoção; as características dos locais de passagem como ligação, lugar e transição; e os resultados dos concursos de projetos de arquitetura promovidos pelo IVM – Instituto Cidade em Movimento, ao redor do mundo nos últimos quatro anos.

Por meio de uma instalação na parede, o visitante poderá “experimentar” a mobilidade em vários contextos urbanos. Um mapa pontuará os projetos e ações concretas do IVM em diferentes partes do mundo.

 

“A exposição traz projetos e estudos sobre os pequenos articuladores da mobilidade que determinam a qualidade de nossos percursos pela cidade”, comenta Luiza de Andrada e Silva, diretora-executiva do IVM Brasil. Estão programadas atividades educativas, como debates e apresentações, além da exibição de cinco curta-metragens sobre ‘passagens’ na África dentro da exposição.

 

Quem publicar uma foto de passagens ou barreiras urbanas que encontram no dia a dia usando a hashtag #mostrapassagens no Facebook, Instagram ou Twitter poderá ter sua imagem selecionada pelo IVM para fazer parte da exposição.

 

 

 

 

VISITAÇÃO
De terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Gratuito aos finais de semana e feriados
Acessibilidade no local
Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local

 

 

 

 

 

Por Redação CM
Imagens Divulgação

Faça o download do app CM e tenha acesso à todas as edições!

 

Review overview
NO COMMENTS

POST A COMMENT