CM Header
CM Insta Header
Home / Estudantes de arquitetura projetam com foco em intermobilidade e ergonomia

Profissional de Futuro

 

 

 

Abrigo para todos

A ideia era ter um abrigo em concreto para parada de ônibus, mas os estudantes Matheus Duarte Pardal e Igor Augusto Coimbra de Almeida  foram além: pensaram em um espaço que se preocupasse com a intermobilidade, destinando uma área para bicicletário. O projeto ficou em primeiro lugar no prêmio nacional de arquitetura “Parada de Ônibus”, que laureou os alunos do quarto período da Universidade Católica de Santos, a UniSantos (litoral de SP). No total, foram 153 trabalhos inscritos, provenientes de 23 estados.

 

O projeto também prevê um jardim vertical em um dos lados da estrutura, com irrigação automática feita por captação de água de chuva na própria cobertura. Construído em concreto armado pré-fabricado e com flexibilidade de tamanho, ainda utiliza pigmentação sobre o material, para mostrar a versatilidade da identidade visual.

 

O concurso foi promovido pela Concrete Show South America e pelo portal Projetar-org.

 

01 render_r07

 

 

 

Prêmio à ergonomia

Desenvolvida por alunos do curso de arquitetura e urbanismo do Centro Universitário Newton Paiva, em Belo Horizonte (MG), o projeto da cadeira Biza venceu na categoria Chair Design do concurso Design Challenge, promovido pela Stanford University, na Califórnia (EUA).

 

O protótipo de baixo custo, voltado para pessoas com problemas na região lombar, se baseia em determinados ângulos de assento e encosto, alicerçados em estudos sobre a antropometria de idosos e em entrevistas com profissionais de saúde. Como exemplo, o recuo para as pernas, que ajuda na circulação do sangue, ou o encosto que busca atingir máxima ergonomia.

 

A cadeira foi desenvolvida pelos estudantes Ana Carolina Lorentz Faria, Davisson Daniel Nascimento Fonseca, João Vitor Coutinho Sapucaia e Thamara Gomes de Souza. Eles contaram com o auxílio dos coordenadores dos cursos de arquitetura (Rodrigo Reis) e fisioterapia (Aline Cristina de Souza), pela coordenadora da ONG Lab60+ (Gal Rosa); pelo professor de ergonomia do curso de arquitetura (Geraldo Gustavo) e pela Fab Manager Carla Werkhaizer.

02 Cadeira Biza - Newton Paiva (2) (1)

 

 

 

 

Por Angela Vilarrubia, Marcela Millan e Gabriel Alves
Imagens Ivan Ferreira e divulgação
Matéria publicada em Revista CM edição 179

Faça o download do app CM e tenha acesso à todas as edições!

Review overview
NO COMMENTS

POST A COMMENT