Com olhar atento ao inédito, a participação da Designers Group Gallery na SP-Arte 2025 sinaliza novas possibilidades para o design autoral brasileiro
Em sua estreia na 21ª edição da SP-Arte, a Designers Group Gallery apresenta uma curadoria dedicada à arte funcional, assinada por Ana Scheuer Leão de Moura e Neto Tavares, dupla à frente da marca. A seleção reúne obras de nove criativos brasileiros, entre artistas e designers, em um conjunto de quinze peças únicas e em edições limitadas. A galeria propõe a convergência entre design contemporâneo e expressão artística, com criações que investigam a materialidade, os processos e a potência narrativa dos objetos.
Com narrativas visuais singulares, as obras em exibição tensionam contrastes entre técnicas, materiais e abordagens estéticas. O elenco expositivo é formado por Bettina Heuer, Clemilson Saints, Eduardo Montani, Felipe Rezende, Gustavo Dias, Luisa Attab, Maximiliano Crovato, Rodrigo Zampol e Simone Coste, nomes que representam diferentes gerações e abordagens no design autoral brasileiro.
Entre os destaques da mostra, o Bar Nouveau inaugura a colaboração entre a designer Luisa Attab e o artista Clemilson Saints. O móvel articula geometrias assimétricas e linhas diagonais à intervenção escultórica do artista, que imprime à superfície cenas da fauna e flora brasileiras. Com alto grau de detalhamento, Clemilson esculpe relevos orgânicos que evocam animais silvestres e marinhos em movimento, traduzidos em uma composição poética e de forte presença visual. Com acabamento artístico em argamassa branca, aplicada de forma artesanal sobre o móvel, o bar revela textura sensorial e presença gráfica, consolidando-se como obra híbrida entre objeto de design e obra de arte.

Dentre as outras propostas da galeria, ganham relevo a estreia de Rodrigo Zampol no design de mobiliário com a série Ragisména em bronze fundido, composta por mesa e banco em edição limitada; a poltrona Elemento, de Eduardo Montani, primeira criação do artista que transita da cerâmica para o mobiliário, em um diálogo entre escultura e função; e a poltrona Lican, de Gustavo Dias, peça única inspirada no vulcão Licanbur no Deserto do Atacama, que traduz a força da paisagem em uma composição bruta e monolítica, onde escultura e funcionalidade se equilibram.
A poltrona São Francisco, assinada por Felipe Rezende, é inspirada nas icônicas club armchairs e smoking armchairs, originalmente concebidas para os exclusivos clubes franceses que recebiam os americanos no pós-guerra. Seu nome faz alusão à curvatura sinuosa do encosto, que remete ao delta do rio São Francisco, o Velho Chico.

Simone Coste apresenta uma mesa de jantar em vidro, inspirada no Hotel Ice, na Suécia, evocando a geometria e a transparência de blocos de gelo. O bufê esculpido em Ônix Tanzânia por Bettina Heuer revela a potência escultórica da pedra, equilibrando densidade e leveza visual. Encerrando a seleção, Maximiliano Crovato apresenta uma luminária de vocação brutalista, inspirada nas bolas de demolição das décadas de 1950 e 1960.

Serviço
DESIGNERS GROUP GALLERY NA SP-ARTE 2025
Setor Design | Estande DS12
02 A 06 DE ABRIL
PAVILHÃO DA BIENAL | PARQUE IBIRAPUERA | SÃO PAULO