Aliadas à sustentabilidade e acessibilidade, inovações tecnológicas estão moldando o futuro da indústria e otimizam, cada vez mais, a experiências dos usuários
Subsidiária do Grupo suíço Schindler e presente no Brasil desde 1918, a Atlas Schindler possui mais de 150 anos de atuação global no setor de transporte vertical e mobilidade urbana. Especializada em elevadores, escadas e esteiras rolantes, a marca alia inovação tecnológica, eficiência energética e design inteligente para atender às demandas de edifícios residenciais, corporativos e de grande circulação. Reconhecida por seu compromisso com a segurança e a acessibilidade, a Atlas Schindler se destaca também por integrar seus sistemas às mais avançadas plataformas digitais de gestão predial e controle de acesso. A CM conversou com Fábio Kariya, Gerente de Novas Instalações da Atlas Schindler, para saber mais sobre conectividade entre tecnologias inteligentes em soluções e sistemas em elevadores.
Casa e Mercado: Quais as últimas tendências tecnológicas estão sendo incorporadas pela Atlas Schindler em seus produtos em termos de conectividade? Quais lançamentos correspondem a essas inovações?
Fábio Kariya: A Atlas Schindler tem como premissa ser pioneira na oferta de novas tecnologias para atender às necessidades de verticalização das cidades em todos os setores e mercados. Esse processo de aprendizado e crescimento é constante. O que mais marca nossa história é, justamente, a inovação. A companhia entrega o que há de mais moderno no mercado mundial de transporte vertical.
O Schindler Ahead, por exemplo, é uma solução digital que conecta os elevadores, escadas e esteiras rolantes à internet, permitindo o monitoramento remoto dos equipamentos 24 horas por dia, sete dias por semana, permitindo assim a coleta de dados que são transformados em informações relevantes, garantindo uma atuação diferenciada da equipe de especialistas da companhia, oferecendo maior disponibilidade de uso dos equipamentos aos nossos clientes.
O Schindler Ahead marca um momento de mudança na mobilidade urbana. Com a digitalização é possível realizar análises de sensores e sintomas, além de contar com a possibilidade de intervenção remota, que permite o restabelecimento do equipamento à distância. Isso é possível graças ao monitoramento e compartilhamento de informações dos equipamentos em tempo real com o centro de operações da empresa.
Assim, os dados são acompanhados, tratados e avaliados pelos especialistas e engenheiros da companhia, servindo como base para atuações remotas e o desenvolvimento de relatórios customizados e de alta confiabilidade sobre a operação de cada equipamento, além de auxiliar a equipe de campo a atuar de maneira mais eficiente e direcionada.
Adicionalmente, o Schindler Ahead também dá acesso ao Schindler ActionBoard, uma plataforma digital exclusiva, disponível em mobile e web, que reúne as principais informações sobre os equipamentos em um só lugar, proporcionando mais comodidade, agilidade e transparência para administradores e gestores de condomínios.
CM: Como a Atlas Schindler garante maior eficiência energética em seus produtos?
FK: O Grupo Schindler tem a sustentabilidade como um de seus valores. Com um olhar para todas as etapas da cadeia de produção, desde a concepção dos produtos até o descarte de resíduos, a Atlas Schindler investe continuamente em melhorias que objetivam a redução do impacto ambiental por meio de uma avaliação rigorosa do ciclo de vida de cada produto, em conformidade com as normas. As considerações de checagem ambiental são parte do processo de desenvolvimento de todas as soluções Atlas Schindler, seguindo integralmente as normas ISO 14040 (Avaliação do Ciclo de Vida – Princípios e Estrutura) e ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental).
Além disso, a avaliação realizada pelo The International EPD® System constatou excelentes resultados em relação à emissão de CO² e uso de materiais orgânicos. Hoje, a Atlas Schindler possui o menor nível de emissão de dióxido de carbono dentre as empresas do segmento, o que resulta em um menor impacto de suas operações no aquecimento global. Adicionalmente, a companhia também é a que mais utiliza materiais orgânicos e menos faz uso de componentes eletrônicos. Os impactos são analisados considerando todas as etapas do ciclo de vida do produto, desde a fabricação até a reciclagem.
Em relação aos produtos, a Atlas Schindler também conquistou a certificação EPD (Enviromental Product Declarations) ou, em português, DPA (Declaração Ambiental de Produto), nos modelos Schindler 1000 e Schindler 3000, evidenciando o cumprimento integral da ISO 14025 – padrão internacional de critérios de condução para declarações ambientais de produtos.
Adicionalmente, o Grupo Schindler conquistou o Ecovadis Platinum Rating, a classificação mais alta concedida pela Ecovadis, uma das principais agências globais em rating de sustentabilidade.
Nossos sistemas também contam com uma tecnologia regenerativa que recupera a energia e a devolve à rede elétrica. Além disso, utilizamos iluminação LED de baixo consumo e desenvolvemos modos de espera inteligentes, que otimizam o uso de energia em períodos de baixa demanda. Isso garante um funcionamento mais sustentável e econômico.
Também aplicamos cintas de tração, que são mais modernas e eficientes, demandando menos consumo energético e manutenção, quando comparados com os cabos de aço. Também utilizamos máquinas sem engrenagem, o que muito contribui para a eficiência energética.
Vale destacar também que um elevador residencial de 1m/s, que atende até 5 paradas, consome menos energia que uma geladeira! Ou seja, nossos elevadores são classe A de eficiência energética, tanto na norma ISO quanto na norma VDI.

CM: Como garantir que o elevador seja projetado para atender as necessidades específicas de uma edificação, enquanto fluxo de pessoas?
FK: Durante o desenvolvimento do projeto é recomendado que os arquitetos e engenheiros entrem em contato com os especialistas em elevadores, nossos consultores técnico comerciais, para que sejam orientados no atendimento da norma NBR 5665, que estabelece o tráfego mínimo necessário para cada tipo de edificação em função de sua população.
Como uma das líderes globais no transporte vertical, a Atlas Schindler possui equipes dedicadas para prestar consultoria ao cliente desde o início do projeto, realizando análises de tráfego detalhadas e simulações de maneira customizada para cada empreendimento. Consideramos o tipo de edifício, número de ocupantes e horários de pico para determinar a quantidade ideal de elevadores, sua capacidade e velocidade.
Para projetos com demandas específicas de mobilidade, a Schindler também oferece uma ampla gama de soluções de gerenciamento de tráfego inteligente, como o Schindler PORT e o Schindler Metacore.
O sistema Schindler PORT é um avançado sistema de gestão de tráfego que planeja viagens nos elevadores na medida exata para cada usuário. Em um terminal com tela touch, sensor de presença e leitor de QR Code, os passageiros são identificados automaticamente e atendidos de maneira rápida e personalizada.
O sistema atende também à acessibilidade. Assim que são reconhecidos por meio de um cartão de identificação ou smartphone, os passageiros que possuem necessidades especiais e precisam de mais tempo, espaço, estímulos sonoros ou visuais, são facilmente atendidos. Além de otimizar o embarque nos elevadores, o sistema é um grande aliado para a segurança, uma vez que desempenha um papel significativo no gerenciamento e controle de acesso às suas dependências.
Já o Schindler Metacore, é a solução que permite que edifícios sejam readaptados ou concebidos para atender diversas aplicações, estendendo significativamente sua vida útil e trazendo flexibilidade operacional. A tecnologia tem como base nosso sistema de gerenciamento de tráfego, o Schindler PORT. O Schindler Metacore cria edifícios flexíveis, permitindo que um único grupo de elevadores ofereça uma experiência aprimorada e adaptável aos passageiros para múltiplas aplicações em edifícios, proporcionando a flexibilidade necessária para tornar a sustentabilidade vitalícia uma realidade.
O sistema permite que um grupo de elevadores atenda a diversas aplicações, como residenciais, comerciais ou hoteleiras, proporcionando uma experiência de transporte personalizada para cada grupo de passageiros, sem que eles nunca se encontrem, por exemplo, permitindo total flexibilidade para adaptação a diferentes aplicações em curtos períodos. Fundamentalmente, o Schindler Metacore torna a mudança da combinação e da gama de aplicações do edifício possível.
CM: Quais normas e regulamentações são adotadas para garantir conformidade e segurança aos usuários?
FK: A segurança é nossa prioridade máxima. Nossos elevadores são projetados e instalados seguindo rigorosamente as normas da ABNT, como a NBR 16858-1 e NBR16858-3, além de normas internacionais como a Diretiva Europeia de Elevadores (2014/33/EU). Nossos produtos são certificados por órgãos certificadores renomados e muito rigorosos como por exemplo TÜV SÜD e Lift Instituut, assim garantido plena qualidade e segurança para o usuário. Estamos também alinhados com as autoridades locais para atender a todos os códigos específicos e mantemos certificações de qualidade ISO 9001 em nossos processos de fabricação.
CM: Como garantir que os elevadores sejam projetados e instalados de acordo com normas de acessibilidade?
FK: Garantimos a acessibilidade desde o projeto. Nossos elevadores são concebidos com dimensões de cabine e portas que atendem às normas para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, como a NBR 16858-3. Incluímos painéis de operação em braile e sinalização tátil, além de sinalização sonora para pessoas com deficiência visual. Trabalhamos para que todos os usuários tenham acesso seguro e confortável.
CM: Quais as opções em design e acabamentos, em materiais, podem ser personalizadas para atender necessidades específicas do projeto?
FK: Oferecemos ampla personalização em design e acabamentos. Dispomos de uma vasta gama de materiais, como aço inoxidável, vidro, laminados decorativos e pedras naturais. É possível escolher entre diversas opções de iluminação, pisos (emborrachados, vinílicos, cerâmico) e tetos. Tudo isso para que o elevador se harmonize perfeitamente com a estética e o conceito do projeto arquitetônico.
CM: Como garantir que o elevador seja integrado ao design da edificação?
FK: Para uma integração perfeita, colaboramos ativamente com arquitetos e designers desde as etapas iniciais do projeto. Oferecemos consultoria especializada e utilizamos renderizações 3D para que nossos clientes visualizem como o elevador se encaixará no ambiente. Desenvolvemos soluções sob medida, como elevadores panorâmicos, que se tornam um elemento arquitetônico de destaque no design da edificação. Inclusive, mais recentemente, lançamos o Schindler 6000, um produto destinado a empreendimentos de alto ou médio padrão, marcando um novo patamar em termos de personalização, tecnologia e design de elevadores.
Desenvolvido sob o mais alto padrão de qualidade e inovação, o Schindler 6000 oferece um nível de customização sem precedentes e maior capacidade de transporte. Os clientes terão a liberdade de escolher entre uma vasta gama de materiais sofisticados, como cerâmica, laminados e vidros, além de acabamentos de alta qualidade, rodapés altos, elaborados com materiais diferenciados, opções de iluminação variadas e designs exclusivos, que permitem que o elevador se integre totalmente à estética dos ambientes.
Com capacidade de até 2600 kg e velocidade de até 3 m/s, o novo modelo combina performance excepcional com liberdade de design para edifícios de até 150 metros, contando com uma seleção meticulosa de materiais e a precisão e qualidade que somente a engenharia suíça pode oferecer.
Adicionalmente, o novo modelo disponibiliza opções com ou sem casa de máquinas, atende à norma NBR 16858-3 de acessibilidade e se enquadra à norma NBR 168558-6 do Corpo de Bombeiros.
A linha conta com as novas botoeiras Primea 500 e 600, na cor preta, que carregam requinte, conectividade e interatividade para usuários e gestores de edifícios. Com interface moderna e intuitiva, as botoeiras oferecem informações em tempo real, mídia integrada e recursos inovadores para uma viagem mais conectada.
É possível escolher o conteúdo digital que será exibido, ter conexão com o celular via bluetooth, agendar viagem exclusiva no elevador, fornecer convite virtual para visitantes até um andar predefinido e configurar as preferências do usuário – como velocidade de abertura da porta do elevador. Além disso, a nova botoeira também permite publicar mensagens no visor, disponibiliza a previsão do tempo, informações e entretenimento nos painéis. O Schindler 6000 também conta com a possibilidade de instalação de botoeiras dupla, uma de cada lado da cabina, tornando a viagem dos usuários mais ágil e confortável.

CM: Quais as opções de tecnologias podem ser integradas ao projeto, como sistemas de controle de acesso, monitoramento remoto etc.?
FK: Como líder nacional no transporte vertical de passageiros, a Atlas Schindler está na vanguarda no desenvolvimento de produtos e serviços no segmento, oferecendo ao cliente o que há de mais moderno em termos de tecnologia.
Nossos elevadores são projetados para se integrar a diversas tecnologias inteligentes. O Schindler PORT é um sistema de gestão de tráfego que garante o gerenciamento inteligente do fluxo de pessoas no edifício, otimizando a mobilidade vertical no edifício, com conforto e rapidez. Além disso, o Schindler PORT funciona como um adicional de segurança para o empreendimento, garantindo o controle de acesso.
Já o Schindler Ahead, é o sistema que conecta os elevadores, escadas e esteiras rolantes à internet, possibilitando que os equipamentos sejam monitorados 24 horas por dia, sete dias por semana, por uma equipe especializada diretamente da matriz da Atlas Schindler na cidade de São Paulo. Por sua vez, nosso time de campo utiliza essas informações para atendimento mais ágil e assertivo, aumentando a disponibilidade dos equipamentos e disponibilizando aos síndicos e gerentes prediais as principais informações sobre seus equipamentos, por meio do ActionBoard, uma plataforma digital que pode ser acessada pelo celular ou computador.
CM: Quais os suportes de manutenção são oferecidos para garantia de operação segura do elevador?
FK: Oferecemos um serviço de suporte de manutenção abrangente para garantir a operação segura e contínua do elevador. Nossos contratos de manutenção são personalizados, com planos que vão desde inspeções regulares até cobertura total de peças e mão de obra. Contamos com equipes técnicas especializadas, disponíveis 24 horas por dia, sete dias na semana, além de disponibilizarmos o Schindler Ahead, que conecta os elevadores à internet, garantindo o monitoramento 24×7 dos equipamentos, possibilitando a extração de relatórios de desempenho técnico que permitem o acompanhamento do funcionamento dos equipamentos, garantindo assim uma maior disponibilidade dos elevadores escadas e esteiras rolantes.