Além de esboços, desenhos e fotografias, “Oscar Niemeyer in Italia” também inclui uma ampla seleção de móveis de Oscar Niemeyer em colaboração com sua filha, Anna Maria Niemeyer
Bottega Veneta tem o orgulho de apoiar a estreia em São Paulo da exposição “Oscar Niemeyer in Italia”, que abre dia 9 na Casa Zalszupin e já aberta na nova loja da Bottega Veneta, no shopping JK Iguatemi.
Coordenada por Lissa Carmona, CEO da ETEL, e curada por Francesco Perrotta-Bosch, em colaboração com a Fundação Oscar Niemeyer, “Oscar Niemeyer in Italia” apresenta um mapeamento inédito de 13 projetos de Niemeyer na Itália entre 1968 e 2010. Estreada originalmente em Milão durante a Milan Design Week deste ano, a exposição apresenta quatro projetos construídos e nove não realizados, cada um documentado com desenhos e fotografias de arquivo raramente vistos, além de fotografias contemporâneas de Luisa Porta.
Entre os destaques da exposição estão o Palazzo Mondadori, em Milão, construído entre 1970 e 1975; o Palazzo Fata, em Turim, construído em 1977; e quatro projetos não realizados na região do Vêneto, terra natal da Bottega Veneta, incluindo um teatro em Vicenza e o projeto singular de Niemeyer para a Ponte dell’Accademia, em Veneza.
Além de esboços, desenhos e fotografias, “Oscar Niemeyer in Italia” também inclui uma ampla seleção de móveis de Oscar Niemeyer em colaboração com sua filha, Anna Maria Niemeyer. Essas peças, fortemente inspiradas pelas experiências italianas do arquiteto, incluem a raríssima Marquesa Vermelha, da qual foram produzidas apenas poucas unidades, destinadas exclusivamente a edifícios projetados por Niemeyer, como o Memorial da América Latina.

A parceria da Bottega Veneta com “Oscar Niemeyer in Italia” dá continuidade à iniciativa “The Square São Paulo”, realizada em maio de 2023, quando a casa celebrou o legado duradouro de Lina Bo Bardi. Se aquele evento reconhecia o diálogo entre Bo Bardi, nascida em Roma em 1914, e a arte, artesanato e as culturas vernaculares brasileiras, esta exposição redescobre as trocas entre Niemeyer, nascido no Rio de Janeiro em 1907, e a arquitetura e design italianos. Ambos foram figuras pioneiras do modernismo brasileiro, com forte foco em edifícios de uso público, propósito cívico e engajamento cultural.
A programação de abertura de “Oscar Niemeyer in Italia”, desenvolvida em colaboração com a Sunbelt, contou com eventos nos dois locais da exposição. Em 3 de dezembro, a loja Bottega Veneta recebeu uma conversa entre Lissa Carmona e o arquiteto, escritor e curador Francesco Perrotta-Bosch, autor da biografia de Lina Bo Bardi. Juntos, discutiram a influência global do design brasileiro e o legado de Oscar Niemeyer na Itália.
Em 4 de dezembro, a Casa Zalszupin sediou uma prévia da exposição e um jantar com convidados que incluiram o presidente da Fundação Oscar Niemeyer, José Fernando. A noite contou com uma apresentação musical de Eliana Pittman, voz lendária da bossa nova e do carimbó ao lado de Bebel Gilberto, celebrada por levar o espírito da bossa nova a uma nova geração. As duas artistas, ambas figuras essenciais da identidade cultural brasileira no mundo, se apresentarão juntas pela primeira vez.
Ao apoiar “Oscar Niemeyer in Italia” em colaboração com a ETEL e ao criar esse encontro musical inédito, a Bottega Veneta aprofunda sua celebração da cultura no Brasil, promovendo o diálogo criativo entre gerações, disciplinas e continentes.
