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Home / Bárbara Toscano, gerente executiva de marketing da LG Eletronics, relata os desafios de consolidação de uma marca

A voz da experiência

Com 20 anos de atuação nos segmentos de bens de consumo e serviços, Bárbara Toscano, gerente executiva de marketing da LG Eletronics, relata os desafios de consolidação de uma marca.

 

 

 

LG

 

Como se constrói uma marca ou a imagem de uma empresa?
É um trabalho integrado. A identidade se constrói por meio de uma proposta coordenada, de oferecer bons produtos ou serviços, saber qual público deseja atingir, se adequar ao mercado e, principalmente, relacionar-se bem com o cliente, mostrando-se confiável e presente.

 

O que uma marca deve contemplar, além de um logotipo e da comunicação visual?
Seu relacionamento com o consumidor. Também precisa pensar em novas ações, ideias, meios de se conectar com as pessoas. Para uma marca se consolidar, é necessário estar presente no cotidiano do cliente, que ele associe naturalmente o serviço à marca. Igualmente é importante pensar em inovação. Uma empresa que adota sempre as mesmas práticas corre o risco de desatualizar-se e se distanciar do cliente.

 

Como incorporar os valores da empresa ao staff?
Estabelecendo uma identidade forte. Quando colaboradores percebem firmeza e consistência em um determinado valor, essa ideia é adotada de forma natural. O importante é demonstrar de forma clara quais são as propostas e que tipo de planejamento é utilizado.

 

Quais os principais itens a se pensar antes de colocar um produto no mercado?
Em primeiro lugar, se existe uma demanda clara para o produto. Isso ajuda a definir o seu propósito, quem ele vai atender, quais serão suas características. A partir disso, refinamos a proposta, sempre pensando em como melhor atender o mercado. Vemos quais são as tendências e as necessidades do consumidor.

 

O que a precificação de um produto ou serviço deve levar em consideração?
Começamos com a oferta de um produto e a sua demanda. A partir daí, pensamos em coisas mais delicadas, como o valor de marca, a relevância do produto no mercado, quem são os concorrentes. Além de questões como material, processo de fabricação e outras variáveis que influenciam no preço.

 

Fale sobre os modos de promover um produto.
A estratégia de lançamento passa pelo relacionamento com o consumidor, campanhas promocionais, ações de varejo, lidar com influenciadores, eventos.  E organização de eventos internos, com clientes e jornalistas.

 

Qual o papel da internet como canal de vendas?
Ela dá a possibilidade de um atendimento personalizado em larga escala. Cada consumidor que utiliza a internet como plataforma para adquirir um produto tem a possibilidade de comparar, de receber as avaliações de outros consumidores.

 

Como vê o papel da internet no sucesso de um produto?
A internet tem um papel muito forte na criação e consolidação de tendências. Ela nos permite observar quais são as principais demandas de uma forma precisa e ágil. Em termos publicitários, as mídias sociais são importantíssimas. São plataformas que nos permitem atingir todos os tipos de pessoas. Com os incentivos certos, fazemos com que elas mesmas sejam agentes ativos no processo de divulgação do produto.

LG

 

 

 

Por Gabriel Alves
Imagens Divulgação
Matéria publicada em Revista CM edição 179

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