Com 600.000 m² de urbanismo assinado e arquitetura autoral, envolto em 3,5 milhões de m² de natureza preservada, o projeto é pioneiro em Alphaville.
Um bairro inteiro de design, com projetos que exaltam a arquitetura e a paisagem urbana, onde a natureza molda um novo conceito de vida. Assim será o DISTRITQ, o bairro idealizado pela incorporadora Arqos com a proposta de levar uma nova centralidade para Alphaville, no município de Santana do Parnaíba, localizado a cerca de 30 minutos da capital, a partir do urbanismo consciente.
O DISTRITQ é resultado de dois anos de estudo e trabalho intenso, com projeto urbanístico assinado pelo escritório Natureza Urbana, com o objetivo de ser referência em planejamento urbano. Dentre as suas premissas está a exaltação da arquitetura brasileira, por meio de projetos com design autoral, a partir da promoção do desenvolvimento sustentável com projetos certificados internacionalmente, ao mesmo tempo em que a natureza abundante do entorno representa a extensão de cada empreendimento previsto, conectada também aos sistemas de lazer. Tudo isso dentro de um contexto de bairro planejado, que contará com uma associação de moradores e monitoramento ativo de segurança 24 horas, voltado ao estímulo da conexão das pessoas e da mobilidade, com fácil acesso a lojas, escolas, hospitais, academias, parques, restaurantes e instituições culturais.
Inovador, o DISTRITQ foi planejado a partir do conceito da cidade de 15 minutos, que representa a mobilidade acessível e ativa, centralidades de diversas escalas para atendimento das demandas tanto dos moradores, quanto do comércio, dos serviços e do lazer, que conviverão de maneira harmoniosa, o que estimulará a sustentabilidade econômica do local.
O projeto prevê três centralidades que congregam residenciais, comércios e praças: “Temos uma centralidade na parte alta e, tirando partido dos terrenos disponíveis, criamos uma centralidade logo na entrada do bairro, com um caráter comercial e esportivo, como uma espécie de clube do bairro e um polo gastronômico”, explica o urbanista Pedro Lira, que assina o projeto urbanístico.
A primeira centralidade desenvolvida será o Boulevard, considerado o ponto de entrada para o DISTRITQ. Vizinha da renomada Escola St. Nicholas, essa centralidade recebe esse nome pela grande calçada que serve como praça e área de lazer ao longo da Av. Honório Álvares Penteado e abrigará quatro empreendimentos, dentre eles, projetos arquitetônicos assinados pelos escritórios FGMF e Aflalo/Gasperini, além do Mirante Arqos, um espaço gastronômico e de convivência para os moradores com vista para a reserva biológica. O Boulevard tem a premissa de estimular o encontro entre os condomínios e os espaços públicos, com destaque especial para a esquina do Boulevard.
O DISTRITQ também completará mais duas centralidades de diferentes escalas, todas associadas ao espaço público e a mobilidade. Uma delas será a Urbe, centralidade principal do bairro, que apresentará um projeto de paisagismo urbano único, desenvolvido pelo escritório Natureza Urbana, especialista no desenho de espaços públicos. Sua avenida principal possuirá passeios largos, arborizados e com mobiliário urbano contemporâneo, conectados a pequenos pontos comerciais ao longo de sua extensão. Além das áreas comerciais e de serviços, a Urbe tem a previsão para lançamento de 10 empreendimentos residenciais, com arquitetura autoral conectada às áreas de lazer do bairro e mais de 15.000 de ABL (área bruta locáveis) para fins comerciais.
Para completar, a centralidade Alameda contará um condomínio residencial misto, composto por torres e casas, sendo o empreendimento mais exclusivo do DISTRITQ. Projetado pelo escritório Perkins&Will, a centralidade exalta a conexão com a natureza por meio de uma arquitetura com grandes vãos, e amplos espaços de lazer, incluindo um clube completo que retoma a essência da arquitetura vernacular bandeirista de maneira contemporânea. O projeto urbanístico e de paisagismo, assinado pelo escritório Sergio Santanna, possuirá calçadas largas, ruas em nível privilegiando o pedestre, e com eixos visuais bem demarcados entre as áreas de lazer.
De acordo com Felipe Chukr, CEO da Arqos, o maior diferencial do DISTRITQ é o fato de ser um bairro com identidade, marcado pela arquitetura autoral, com segurança, mobilidade, senso de comunidade, com uma gama de projetos ecoeficientes e certificados, que têm a natureza como protagonista. “Buscamos estruturar nosso bairro por meio de centralidades, espaços públicos, linguagem única em toda a comunicação, rotas de transporte ativo, como as Paradas Arqos, dentre outras soluções em meio à mata preservada para promover a experiência de vida harmoniosa. É um projeto grandioso, que tem a missão de transformar a forma de viver ao longo dos próximos anos, deixando um legado para a cidade, como um recorte do melhor da arquitetura brasileira, tendo a natureza como protagonista”, ressalta.
Com uma proposta única na região, o DISTRITQ se integra a uma das maiores reservas biológicas do estado de São Paulo, a ReBio Tamboré, reconhecidamente uma das maiores em perímetro urbano do país, totalizando 3,5 milhões de m² de Mata Atlântica preservada. A soma das áreas verdes é de 7,73 hectares de domínio público, 81,7 hectares de reserva legal e 72,86 hectares de reserva biológica. Todo o projeto paisagístico do DISTRITQ utilizará espécies nativas da Mata Atlântica, bioma da vizinha Reserva Biológica, que abraçará o bairro e garantirá o contato perene com o verde, promovendo a integração ambiental. A área conta com 18 nascentes, 193 espécies vegetais, 121 espécies de aves e 42 de répteis e anfíbios e 34 de mamíferos.
Entre os principais pilares do DISTRITQ com relação ao desenvolvimento sustentável estão previstas soluções para as mudanças climáticas. “Atualmente, as chuvas e as ilhas de calor são as principais consequências das mudanças climáticas. Por isso, é proposta a integração dos espaços e que a própria natureza seja o elemento principal norteador dos projetos, gerando um microclima agradável e único. Apostamos na economia verde e nas SBNs (Soluções Baseadas na Natureza) para resolver, por exemplo, drenagens de formas sustentável”, explica o autor do projeto urbanístico e fundador do escritório Natureza Urbana.
Chukr afirma que a idealização do projeto do DISTRITQ segue princípios sustentáveis já reconhecidos pelo mercado com o Vista Alta, o empreendimento inaugural da incorporadora, que obteve a certificação preliminar EDGE (Excellence in Design for Greater Efficiencies), com validação do GBCI (Green Business Certification Inc), superando consideravelmente os percentuais mínimos de 20% de economia de água, energia e emissão de pegada de carbono exigidos. “A nossa iniciativa, além de valorizar a região, é ecoeficiente e sustentável. Prova disso é que, a partir do Vista Alta, a Arqos foi a primeira incorporadora a receber o Selo de Desenvolvimento Sustentável da cidade de Santana do Parnaíba”, complementa.
Texto e imagens: Divulgação