No diálogo entre a arte fotográfica e a têxtil, parceria reafirma a inteligência orgânica que emerge da relação humana com a natureza
A trajetória de Araquém Alcântara, 74, ganha um novo capítulo em 2025 com o lançamento do livro que celebra meio século de dedicação à arte fotográfica; um dos precursores da fotografia de meio ambiente no Brasil, com 62 livros publicados, 75 exposições individuais e reconhecimento internacional.
Distribuído em 508 páginas, Araquém Alcântara: 50 anos de Fotografia desnuda o Brasil profundo, onde riqueza e desigualdade, natureza e destruição, contrastam de norte a sul e de leste a oeste. Mais do que uma obra retrospectiva, o livro é um manifesto social sobre a Terra e os seres que nela habitam.
A obra aborda a sustentabilidade sob uma perspectiva ampla, que vai além do manter a mata de pé: fala de humanidade, de ancestralidade e do olhar para a transformação. A cada registro, Araquém traduz o frágil equilíbrio entre o natural e o social, entre o visível e o invisível, o mesmo território – material e simbólico – onde se expressa a arte. A partir da comercialização do livro, 10% da renda será revertida para a Associação Mata Ciliar (AMC), entidade sem fins lucrativos que, desde 1987, promove ações para a conservação da biodiversidade.


Araquém Alcântara + by Kamy: Coleção Espírito da Terra
A mesma inteligência orgânica que permeia o olhar de Araquém também se expressa na essência da by Kamy, transformando em arte a inspiração que emana dos encontros que permeiam a nossa existência: o homem e a natureza, a máquina e o feito à mão.
Ambos foram apresentados um ao outro pela Claudia Campos Consultoria, empresa especializada em marketing de conteúdo e conexões estratégicas. Com foco em criar pontes entre marcas e criadores, a consultoria idealizou o encontro entre o fotógrafo e a by Kamy em um projeto que une arte, design, sustentabilidade e propósito, em torno do projeto social 1+1+by Kamy, formado por bordadeiras do sul de Minas Gerais.
Com paciência, tal como Araquém à espera do instante exato para o clique perfeito, as bordadeiras observam as telas e reinterpretam cada imagem com o próprio gesto, ponto a ponto, sob a orientação da artista visual Elisa Lobo.

A diretora de identidade da by Kamy, Francesca Alzati, mergulhou no vasto acervo de Araquém em um trabalho curatorial que elegeu o colorido vibrante dos pássaros e o olhar enigmático da onça-pintada como símbolos dessa intersecção orgânica entre instinto e criação.
A Coleção Espírito da Terra reinterpreta a arte fotográfica de Araquém Alcântara em fios e texturas palpáveis, sem perder a essência nem os valores que surgiram no instante do clique: sensibilidade, paixão e profundo respeito pela natureza e pela vida do próximo.

“A arte de Araquém tem uma essência única, uma sensibilidade humana que conecta o olhar à matéria, o fazer à emoção. Quando nossas bordadeiras tocam o que veem com a agulha e a linha, elas dão continuidade ao que começou no instante do clique” – Francesca Alzati, diretora de identidade da by Kamy.
“A by Kamy traduz em arte têxtil tudo o que acredito e quero transformar por meio da fotografia. É o encontro entre o humano e o natural, entre o olhar e o tramar, a verdadeira inteligência orgânica que move a vida” – Araquém Alcântara.


