CM Header
CM Insta Header
Home / Projeto Alex Hanazaki

Cenário verde

Paisagismo segue proposta vertical, para contrastar com a arquitetura.

 

 

“Para valorizar a vista de quem está na casa e contrapor a linearidade da piscina, implantei sete palmeiras washingtonia já adultas”.

Alex Hanazaki

 

Alex2

A piscina, de pedra hijau, conta com área mais rasa, à direita, como uma espécie de prainha, e degraus para facilitar o acesso ao espaço mais fundo. À direita, o deque de madeira acomoda mobiliário e ombrelone, para proteger do calor do interior paulista. O jardim foi planejado em faixas, levando a sensação de movimento.

 

O desejo de ter uma piscina mais espaçosa foi o ponto de partida desse projeto de Alex Hanazaki, em um terreno de 2.200 m² em um condomínio de Porto Feliz (SP), com vista para um campo de golfe. “Optei por começar do zero, aterrando a piscina existente para criar uma nova, com modelo que atende a vários tipos de uso”, explica. Uma ousadia foi fazê-la 10 cm elevada em relação ao piso de mármore, o que faz com que ela pareça flutuar.

 

No paisagismo, por sua vez, a ideia foi quebrar com a linearidade da construção projetada pelo Studio MK2 7, de Márcio Kogan, com decoração de Dado Castello Branco. Assim, Hanazaki implantou palmeiras washingtonia já adultas, com cerca de 6 metros de altura. Uma jabuticabeira de 40 anos e liquidâmbares (também conhecidas como árvores do âmbar) ainda contribuem com a proposta vertical. Para complementar, espécies rasteiras e que exigem pouca manutenção (como agapantos e lírios) e capim do texas, que faz papel de cerca viva.

 

Alex1

O paisagismo de Alex Hanazaki propõe um contraste com a arquitetura do Studio MK27. Aqui, o verde completa o pergolado de madeira, de linhas geométricas bem contemporâneas, com espécies de fácil manutenção, como a íris.

 

 

Alex3

O terreno conecta-se com o campo de golfe, uma vez que não são permitidos muros no condomínio. Os ipês, os lírios amarelos e agapantos, como forração, completam o paisagismo e o conectam com a área comum do condomínio.

 

Alex4

Ao lado das palmeiras, as espreguiçadeiras convidam ao descanso. Note o capim-do-texas rubro, que serve como cerca viva e contrasta com a grama-esmeralda.

 

 

 

 

Por  Marcela Millan
Imagens Yuri Seródio
Matéria publicada em Anuário CM edição 20.

Faça o download do app CM e tenha acesso à todas as edições!

Review overview
NO COMMENTS

POST A COMMENT