A ampla residência contou com estrutura metálica, o que permitiu lajes mais finas, delgadas, conferindo maior leveza às lajes horizontais
Com cerca de 1.400 m², esta ampla residência, assinada pelo escritório de Fernanda Marques e implantada em um condomínio em São José dos Campos, se abre quase integralmente para a área externa, destacando-se pela leveza e pela linearidade de sua arquitetura. Essencial para essa percepção, a opção por lajes mais delgadas, que cobrem grandes vãos, vai além de uma simples decisão formal: integra um programa sustentável abrangente que orientou todas as etapas do projeto, buscando racionalizar ao máximo o uso de materiais e reduzir o impacto ambiental da construção.


A adoção de estrutura metálica viabilizou lajes de menor espessura, resultando em maior leveza visual das lajes horizontais e permitindo o emprego de materiais nobres no projeto. A integração dos espaços interiores com as áreas externas é também elemento marcante do projeto arquitetônico.


A casa abra-se ao jardim e o percurso de entrada se faz através dele. Os espaços de convívio social, pensados para receber amigos e familiares, encontram-se no pavimento térreo, assim como o terraço, integrado à área externa: brinquedoteca, área de ginástica, home theater, living.



Na área íntima, a suíte master se volta para uma área de preservação, enquanto os demais dormitórios têm vista para a piscina. A presença da natureza é constante ao longo do projeto, seja por meio de rasgos na estrutura que permitem a integração do jardim, seja pelas aberturas que enquadram a paisagem.


Imagens: Fernando Guerra
