Imagens SITE T Easy Resize com

Morre o arquiteto e professor Carlos Lemos

Referência na história da arquitetura brasileira, Carlos Lemos foi coautor de obras icônicas de SP – junto à Niemeyer – como Copan, Eiffel e Oca

 

Aos 100 anos, o arquiteto e professor emérito Carlos Alberto Cerqueira Lemos faleceu nesta quarta-feira (6), em São Paulo. A notícia foi divulgada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, que não informou a causa da morte. Titular aposentado da instituição, Lemos dedicou quase 60 anos à história da arquitetura brasileira e à preservação do patrimônio cultural.

A FAU-USP manifestou sentimentos à família de Lemos e exaltou a excepcionalidade de sua trajetória. O arquiteto começou como assistente de aulas práticas da cadeira de Teoria da Arquitetura e passou a atuar na área de História da Arquitetura com a reforma curricular de 1962 e a criação do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto em 1969, conforme relembrou o professor Hugo Segawa.

 

Imagens SITE T Easy Resize com
Carlos Lemos. Foto: Divulgação.

 

Reconhecido pela atuação na preservação do patrimônio cultural, ele foi autor de diversas obras e referência sobre a história urbana e arquitetônica do Brasil. Entre seus livros mais lembrados estão Como nasceram as cidades brasileirasO que é patrimônio histórico e A História do Edifício Copan.

Em 2022, Lemos recebeu da instituição o título de professor emérito e parte significativa de sua produção bibliográfica está disponível na biblioteca da faculdade. Já no setor de materiais iconográficos, há destaque para o emblemático projeto do Edifício Copan, com 1.189 pranchas. Também integram o acervo o anteprojeto do MAC-USP (1983), o projeto do Edifício Bradesco na Avenida Ipiranga (1964) e cerca de 4 mil registros fotográficos produzidos por ele, disponíveis como diapositivos (slides).

 

copan construindo Easy Resize com
Edifício Copan em construção: Projetado em 1951, suas formas sinuosas elevam-se na paisagem da Avenida Ipiranga, quebrando os ângulos retos dos prédios ao redor. Foto: Divulgação.

Compartilhe este post