Programa com foco em formação profissional, produtividade e transformação digital é apresentado em São Paulo e será levado a 11 cidades do interior paulista
O SENAI-SP, em conjunto com a Indústria da Construção, apresentou nesta segunda-feira (28), na sede da FIESP, o programa Indústria da Construção: Soluções Educacionais e Tecnológicas, que tem como objetivo apoiar o setor na superação de um dos seus principais desafios: a dificuldade de contratação de mão de obra qualificada.
A parceria vai oferecer mais de 70 mil vagas gratuitas ao ano em cursos de qualificação para todo estado de São Paulo e, para apresentar as soluções para os empresários, serão realizados eventos em 11 cidades do interior paulista, até o final de agosto, levando soluções em educação profissional e inovação tecnológica.
“O programa intensifica ações que já estavam no nosso portfólio e nasce com a missão de entregar resultados rápidos por todo Estado. Queremos levar soluções práticas, conectadas com a realidade dos canteiros e com o ritmo da indústria”, afirma Ricardo Terra, diretor regional do SENAI-SP. “A nossa atuação está alinhada ao desafio de ampliar a produtividade da Indústria da Construção e promover oportunidades de formação profissional de qualidade para trabalhadores e jovens”, complementa.
Desenvolvido com base nas diretrizes do Conselho Consultivo da Construção, que reúne representantes da FIESP, do SENAI-SP e de sindicatos do setor, o programa responde diretamente às demandas do mercado. Entre junho de 2024 e maio de 2025, a Construção Civil admitiu, em média, 136.445 profissionais por mês no Brasil, sendo 40.527 apenas no Estado de São Paulo, de acordo com dados do CAGED.
O mercado de trabalho na Construção Civil é um dos mais dinâmicos e aquecidos da economia paulista. Nas cidades onde serão ofertadas as qualificações, o número de admissões mensais revela a alta demanda por trabalhadores. Para o mesmo período, a média mensal de contratações foi de 20.422 trabalhadores no município de São Paulo, 1.440 em Campinas, 827 em Bauru, 691 em Sorocaba, 651 em São José dos Campos, 604 em Santo André, 557 em São José do Rio Preto, 347 em Santos, 325 em Mogi das Cruzes e 142 em Presidente Prudente.
O programa se organiza em três frentes principais:
- Conexão Jovem e Indústria – Programa de Aprendizagem Industrial
- Voltado a jovens de 17 a 24 anos, promove formação gratuita com parte teórica nas unidades do SENAI-SP e prática nas empresas. A proposta é conectar a formação à inserção profissional real, com base nas necessidades da indústria.
- Qualificação em Canteiro de Obras
- O programa leva cursos diretamente aos canteiros, com apoio das empresas. Voltado a profissionais já contratados ou recém-integrados, promove ganhos imediatos em segurança, produtividade, melhora a eficiência e valorização profissional.
- Jornada de Transformação Digital para Indústria da Construção
- Ação voltada à modernização da indústria, com aplicação de metodologias como BIM (Modelagem da Informação da Construção) e Lean Construction, promovendo inovação e aumento da produtividade.
Durante o evento de lançamento foi apresentado um panorama atualizado do setor, com dados sobre empregabilidade e produtividade, além de cases de empresas parceiras que já aplicam as soluções do SENAI-SP com resultados concretos.
Entre os cases de sucesso apresentados no evento, está o da MRV, que integrou os cursos de Aprendizagem Industrial à rotina dos canteiros, qualificando jovens e modernizando os processos construtivos. Já a Direcional Engenharia capacitou 60 trabalhadores operacionais diretamente no local de trabalho, promovendo engajamento, redução da rotatividade e ampliando a ação para outras regiões.
Carlos Roberto Petrini, presidente do Conselho Consultivo Setorial da Construção, destaca que “essa iniciativa é construída em parceria com o setor e reflete uma escuta ativa das empresas sobre as mudanças e urgências da Construção Civil”.
As mais de 70 mil vagas gratuitas por ano em cursos de qualificação profissional serão oferecidas em 71 unidades do SENAI-SP e diretamente em canteiros de obras de empresas associadas ao setor da construção em diversas regiões do Estado.
David Fratel, diretor-adjunto de Gente do SindusCon-SP, reforça que “ao conectar o jovem à indústria e qualificar diretamente no canteiro, promovemos empregabilidade e valorizamos o trabalhador, pilares essenciais para o avanço sustentável da Construção Civil”.
As próximas apresentações do programa ocorrem nas seguintes cidades:
- Campinas – 29 de julho
- Sorocaba – 30 de julho
- Ribeirão Preto – 31 de julho
- São José dos Campos – 1º de agosto
- Santo André/São Caetano do Sul – 4 de agosto
- Bauru – 5 de agosto
- São José do Rio Preto – 6 de agosto
- Mogi das Cruzes – 7 de agosto
- Santos – 8 de agosto
- Presidente Prudente – 11 de agosto
Como participar
A formação de profissionais em funções específicas da Construção pode ser demandada diretamente às unidades do SENAI-SP ou pelo formulário disponível no site industriadaconstrucao.sp.
Cursos
Mais de 80 títulos de cursos para quem quiser se especializar no setor de Construção, em áreas como alvenaria, revestimento cerâmico, armação, carpintaria, pintura, instalações elétricas e hidráulicas, entre outras. As formações têm foco prático, alinhadas às necessidades industriais.
Profissionais da área ou alunos que querem participar do programa, bastam acessar o site industriadaconstrucao.sp.
Mais informações: industriadaconstrucao.sp.
Texto: Divulgação Senai
Imagem: Ilustrativa