As novas criações de Guilherme Wentz aliam precisão técnica e sensibilidade manual, revelando formas conduzidas pelo gesto humano
WENTZ, marca de design fundada por Guilherme Wentz, reforça o seu DNA autoral com o lançamento da Coleção cápsula Papel, uma a série de peças que estabelecem um diálogo direto com a arte contemporânea, seja por meio da escolha de materiais, ou pela valorização do gesto, da matéria e do processo criativo.
Nessa coleção, a WENTZ apresenta duas novas criações: a Cadeira Papel, em série limitada e numerada, que acentua o caráter exclusivo da peça; e a Luminária Papel, disponível em dois tamanhos, completando o conjunto. Ambas nascem de processos semiartesanais e são revestidas em Tyvek, material que evoca a delicadeza do papel e surpreende pela durabilidade. A cadeira combina a leveza visual com a robustez estrutural da fibra de vidro, enquanto a luminária, confeccionada em alumínio, revela um contraste sutil entre a solidez da base e a delicadeza do acabamento. Cada peça é moldada manualmente, resultando em uma superfície única, onde vincos e dobras contam uma narrativa silenciosa – uma celebração do gesto humano sobre a matéria.
A introdução do Tyvek, material 100% reciclável feito a partir de fibras de polietileno de alta densidade, reforça o compromisso de Guilherme Wentz com a experimentação e a busca por soluções inovadoras. Com visual semelhante ao papel, o Tyvek oferece resistência, leveza e impermeabilidade. Sua produção de baixo impacto e longa durabilidade o tornam uma escolha alinhada a um design que prioriza a longevidade e a sustentabilidade.
Papel é, em sua essência, uma coleção sobre contrastes. Ao mesmo tempo em que parte de um material efêmero na aparência, propõe objetos concebidos para atravessar o tempo, uma materialização poética do transitório em formas duráveis. A impermanência, aqui, não é ausência, mas presença: elemento central da beleza contemporânea. Cada peça encarna o encontro entre tradição artesanal e inovação material, revelando um novo vocabulário para o design essencial.
A Coleção Papel reflete a contínua investigação de Guilherme Wentz em torno da essência pura de cada design. Para esta série, o designer mergulhou em referências da estética japonesa, que valoriza a beleza do imperfeito, do efêmero e do incompleto. Uma visão que encontra poesia nas marcas do tempo, nas formas assimétricas e na simplicidade do que é natural e espontâneo.
“Mais do que peças utilitárias, são esculturas funcionais – obras que poderiam estar expostas em uma galeria, tanto quanto inseridas em espaços de habitar. Cada peça é uma manifestação do encontro entre técnica, conceito e poética visual”, explica o designer, Guilherme Wentz.
Para celebrar o lançamento, a marca apresenta uma campanha especial dedicada à coleção, captada pelo renomado fotógrafo Gleeson Paulino. Gleeson foi escolhido para traduzir visualmente as novas criações de Guilherme Wentz, ressaltando suas texturas, volumes e a estética de design-arte que caracteriza essa nova linha. O moodboard da campanha aborda um universo de texturas silenciosas e geometrias sutis, onde a estética do papel se transforma em matéria poética. A paleta, marcada sombras suaves e tons minerais, evoca a leveza da luz e o silêncio das formas essenciais. As imagens sugerem pausa, respiração, presença. É o traço humano que guia o olhar e revela, sem pressa, a beleza da imperfeição controlada. WENTZ convida não apenas à observação, mas à escuta visual de superfícies que falam com o tempo, com o toque e com a memória da matéria.
A Coleção Papel será apresentada em primeira mão em um evento para convidados, no dia 2 de julho, na loja WENTZ, localizada na Rua Peixoto Gomide, em São Paulo. Após o lançamento, as peças permanecerão em exibição no espaço até 12 de julho, aberto à visitação do público.
@wentz.design
São Paulo Concept Store
Rua Peixoto Gomide 1781
Imagens: Gleeson Paulino