unnamed T

Crea-SP: Cursos qualificam para atuação em política urbana e gestão pública

Eventos híbridos e gratuitos do programa Crea-SP Capacita abordam temas urgentes para profissionais da área tecnológica se adaptarem às demandas nacionais

 

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) traz, em sua agenda de julho, formações gratuitas voltadas a profissionais e estudantes das áreas das Engenharias, Agronomia, Geociências, Tecnologia e Design de Interiores. Por meio do programa Crea-SP Capacita, a autarquia oferece cursos híbridos e gratuitos com temas estratégicos para o desenvolvimento urbano, a infraestrutura e a eficiência da gestão pública.

As aulas são ministradas por profissionais especializados, que estimulam o debate qualificado e a formação contínua em assuntos decisivos para lidar com desafios estruturais e econômicos da sociedade, visando o crescimento e valorização da área tecnológica. Para a presidente do Crea-SP, engenheira Lígia Mackey, as oportunidades do programa são eficientes em seu propósito de atualizar e preparar os profissionais e os estudantes para as demandas de um mercado de trabalho preocupado com a chegada e aplicação de novas tecnologias, bem como com as emergentes prioridades da sustentabilidade e da transformação social. “Estamos em um momento de readequação urbana, rural, ambiental e tecnológica. Precisamos nos adaptar para ajudar a transformar a realidade do nosso estado e do país pensando nesses contextos”, destaca.

Abrindo a agenda do mês, no dia 10 de julho, das 19h às 22h, acontece o módulo 3 da Trilha Plano Diretor, capacitação que fornece conhecimento e ferramentas para os interessados no desenvolvimento urbano, abordando desde a elaboração do planejamento de municípios até a sua implantação e gestão. O tema da vez gira em torno dos Instrumentos da Política Urbana e o Direito à Moradia.

Já no dia 21 de julho, acontece o workshop de Infraestrutura Viária, das 19h às 21h30. A pauta é primordial diante da situação alarmante das pontes e viadutos brasileiros. Em março, um estudo realizado com dados oficiais do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), publicado pelo jornal O Globo, indicou que das 113 mil pontes que existem no Brasil, 11 mil estão precárias, o que chamou a atenção para a segurança das estruturas e motivou a criação de um comitê específico para o tema no âmbito do Crea-SP. A formação de Infraestrutura Viária é um dos trabalhos já desenvolvidos pelo grupo, que segue em atuação.

 

unnamed T

 

A programação mensal segue com o Módulo 16 da Trilha de Gestão Pública, no dia 24 de julho, das 19h às 22h, que aprofunda a discussão sobre políticas públicas eficientes. A atividade visa preparar os profissionais para que atuem com mais estratégia e poder de decisão em esferas administrativas e governamentais.

Todos os cursos são gratuitos, com certificação. As atividades ocorrem em formato híbrido, presencialmente no auditório da Sede Angélica do Conselho (Av. Angélica, 2.364, Consolação, São Paulo) e on-line, pela TV Crea-SP, canal oficial da autarquia no YouTube. Consulte a plataforma do Crea-SP Capacita.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto e  imagens: Divulgação CREA- SP.

Compartilhe este post