Reforma completa contempla reestruturação de layout, propondo linearidade, volumes sólidos e planos simétricos
O projeto para o apartamento VCA, assinado pelo escritório SAAG Arquitetura, deveria compor um design atemporal, que mesclasse sobriedade e leveza. O imóvel constitui-se em 2 unidades de apartamento tipo. O antigo proprietário já havia juntado as unidades, mas elas ainda estavam bem seccionadas. Uma sala de tv que pudesse ser integrada com a sala principal e uma cozinha convidativa, que pudesse se integrar a sala de jantar – e ser isolada quando necessário – estavam entre as principais solicitações feitas pelos novos moradores.
O desafio do projeto foi encontrar uma forma de reestruturar o layout dos apartamentos para que não houvesse mais a sensação de 2 unidade, e sim, uma unidade integrada. O pé direito baixo era compensado por janelas generosas e, foi justamente da intenção de valorizar seu potencial, que o projeto surge com a proposta de explorar volumetrias puras.
As arquitetas Amanda Castro e Giovana Giosa analisaram os alinhamentos existentes com o intuito de intensificá-los e, ao suprimir todo tipo de interferência visual como saliências e desalinhamentos, o ambiente se amplificou.
As grandes janelas das extremidades do living e sala de jantar deviam estar desimpedidas de barreiras visuais, evidenciando a simetria das unidades. As paredes da antessala foram quebradas e inseriu-se um aparador baixo que recebe o usuário ao apartamento, abrigando uma floreira com uma jabuticabeira e uma lareira.
O bloco do hall dos elevadores que seccionava a linearidade entre as salas virou elemento chave do projeto, ganhando destaque através do revestimento em cerâmica quadrada.
Os clientes tinham desejos opostos em relação à estética desejada, enquanto um gostava de algo mais denso, outro apreciava elementos suaves. O contraste entre materiais claros e escuros surge dessa premissa em transitar pelos dois universos desejados.
A cozinha se integra a sala de jantar, mas pode ser isolada quando necessário. A pequena mesa foi apoiada na bancada e fixa no piso.
Imagens: Fran Parente