Santorini Header
Home / 3 Premiados

3 Premiados

Confira um projeto ambicioso próximo à Av. Paulista, contemple mais um prêmio do renomado arquiteto Paulo Mendes da Rocha e um pendente ganhador da Abilux.

Por Marina Samaritano

 

1. Cidade de memórias

O arquiteto francês e ganhador do prêmio Pritzker Jean Nouvel é o responsável pelo projeto da Torre Rosewood (em português, “pau-rosa”), que será erguida em São Paulo, próximo à Av. Paulista – com previsão para o final de 2018. Ela será o destaque do empreendimento Cidade Matarazzo, que ainda contará com um shopping center e um Centro de Criatividade. A ideia é que ela seja um “edifício paisagem”, em uma homenagem à Mata Atlântica, já que Jean Nouvel buscou reforçar suas características de oásis urbano, ao mesmo tempo em que dialoga com a memória local, conectando-a à antiga – e tombada – maternidade Matarazzo. Com 100 metros de altura, sediará um complexo hoteleiro (com 151 quartos) e residencial (122 suítes), além de restaurantes, bar, piscinas, SPA e área fitness. O empreendimento é do grupo francês Allard.

 

 

2. Leão de Ouro

O arquiteto capixaba Paulo Mendes da Costa é o primeiro brasileiro a ser contemplado com o prêmio Leão de Ouro, da Bienal de Arquitetura de Veneza, pelo conjunto de sua obra. Sua arquitetura é assinalada como um paradigma da chamada Escola Paulista, desenvolvida sob a influencia de mestres como João Batista Vilanova Artigas e Mies van der Rohe. Paulo Mendes já havia sido contemplado, em 2006, com o prêmio Pritzker, considerado o Oscar da arquitetura, “por ser capaz de modificar a paisagem e o espaço, atendendo necessidades sociais e estéticas”.

 

3. Design de luminárias

O Prêmio Abilux Design de Luminárias teve 42 inscritos em sua edição de 2016, dos quais 16 foram premiados nas categorias residencial, comercial, industrial, pública e esportiva/monumental. Design diferenciado e tecnologias que visam a sustentabilidade marcaram o certame, que teve como vencedor na categoria residencial o pendente Calandra, desenhado por Fabíola Bergamo e produzido pela Munclair. A peça, feita em alumínio, foi inspirada nas obras de Tomie Ohtake e na técnica de calandragem.

 

redacao@editorialmagazine.com.br

Review overview
NO COMMENTS

POST A COMMENT