CM Header
CM Insta Header
Home / Profissionais do Futuro, 20ª edição do Salão Design

Profissionais do Futuro, 20ª edição do Salão Design

Salão Design contempla estudantes brasileiros e estrangeiros com premiações nas categorias de design de produtos e móveis. Confira alguns dos vencedores

Por Marina Samaritano

 

Com 750 inscritos, a 20ª edição do Salão Design, organizado pelo Sindmóveis, distinguiu projetos nas categorias Estudante, Profissional e Indústria. Do total de participantes, 30% são alunos do Brasil e do exterior, que competiram em quatro modalidades: melhor móvel para dormitório; para sala de estar e jantar; para cozinha, área de serviço e banheiro; e acessório doméstico.

 

O objetivo, além de reconhecer peças que trazem novidades ao mercado, é preparar os estudantes de arquitetura e design para as experiências que enfrentarão em suas futuras carreiras. Conheça os trabalhos dos quatro estudantes homenageados!


Borboleta na cozinha

Danillo de Souza Faria, da Universidade Federal de Uberlândia, foi premiado na modalidade de móveis para cozinha, área de serviço e banheiro pela mesa Panapaná (60 x 30 cm). O nome, que significa “borboleta” em tupi-guarani, deve-se ao encaixe na forma do inseto. Em ipê maciço e angelim vermelho, a peça é desarmada puxando uma corda naval.


Disco voador

Inspirado pela cadeira DSW, de Charles e Ray Eames, Cicero Felix de Oliveira Jr., da UNESP de Bauru, criou o banco OVNI (móveis para sala de estar e jantar). Os pés de madeira maciça ligados por uma estrutura de ferro não encostam no assento redondo de MDF laqueado, dando a impressão de que a pessoa, ao acomodar-se, está flutuando.


Cafezinho bom!

Para os amantes do chamado “ouro verde”, o uruguaio Sebastián da Col Bértiz – da Escuela Universitaria Centro de Diseño – Facultad de Arquitectura UDELAR, de Montevidéu – criou a cafeteira Robusta. Ela combina cerâmica e madeira e prepara a bebida de maneira artesanal, dividida em três partes. Ganhou na modalidade acessórios domésticos.

 


Impressão 3D

O também uruguaio Sebastián Granotich, da Universidad ORT (Montevidéu), utilizou uma impressora 3D no desenvolvimento da mesa OVI (móveis para dormitório). Dessa forma, ela pode ter o tampo personalizado, variando de cor e tamanho. O resultado é uma mesa funcional, de fácil montagem, com pernas de madeira.

Review overview
NO COMMENTS

POST A COMMENT