CM Header
CM Insta Header
Home / 11ª Bienal de Arquitetura promove obra e palestra do artista argentino Tec

Arte e a cidade

Artista argentino Tec discursa sobre grafite e cidade no Sesc Parque D. Pedro II

 

 

 

unnamed (19)

 

O artista plástico argentino Tec fará no dia 27 de janeiro (sábado) palestra sobre grafite e cidade no Sesc Parque Dom Pedro II, na qual abordará sua produção de figuras gigantes no asfalto nas ruas de São Paulo. Na ocasião, o público poderá conferir uma arte que o artista fará no piso da unidade do Sesc na sexta, 26. A convite da Bienal de Arquitetura, Tec realizará um grafite que reconhece o entorno do Parque Dom Pedro II e resulta em uma base lúdica para brincadeiras que provocam interações pelo público jovem que frequenta o Sesc.

 

O evento faz parte da programação da 11a Bienal de Arquitetura de São Paulo, e acompanha a Exposição Imaginário da Cidade, articulada a uma ampla programação desde outubro de 2017, que promove uma discussão sobre o lugar do projeto na arquitetura, em colaboração com a produção cultural e urbana, para pensar a construção coletiva da cidade, questionando o lugar de uma Bienal em uma cidade como São Paulo.

 

unnamed (21)

 

unnamed (24)

 

 

unnamed (22)

 

“Sempre morei em cidades planas, como Buenos Aires e Córdoba. Quando cheguei a São Paulo, deparei-me com as possibilidades das ladeiras da cidade, sobretudo, as do bairro de Perdizes. Para mim, esses leitos íngremes são grandes suportes para meus desenhos. Consigo trabalhar também com o conceito de perspectiva a distância, já que as figuras só podem ser observadas e entendidas com uma inclinação apropriada. É desafiador!”, informa Tec.

 

Sobre o artista

De Córdoba, Argentina. Vive em São Paulo, Brasil

A combinação de suportes e técnicas é a tônica do trabalho do artista cordobés, que faz da rua sua fonte de inspiração estética. Tec explora a ambiguidade dos espaços públicos e privados da arte, usando métodos diversos: intervenção performática, instalação de site-specific e filmagem de ação.

O artista inovou e ampliou o cenário da arte urbana com seus desenhos gigantes pintados no asfalto, fazendo uso da perspectiva a distância. Para registrar esses trabalhos, mapeando o circuito de sua produção, filma e captura as imagens com uma câmera acoplada a um drone.

Nas telas, ele une a velocidade da action painting ao rigor formal das camadas que se sobrepõem. Seu traço e o manejo da cor fogem ao conhecimento estabelecido e à aparência das coisas para instaurar pelo ato criativo uma nova interpretação do real. Suas obras reverberam e reafirmam sua relação com a cidade, expressa num intenso diálogo entre a ação e o controle.

No conjunto de sua produção, manifesta-se uma notável identificação com o universo poético infantil, seja nos grafismos, seja nas imagens, seja nas cores.

 

unnamed (23)

 

 

 

 

11ª Bienal de Arquitetura

TEC: pintura no piso do Sesc de um mapa/playground do imaginário de seu entorno e palestra sobre o grafite e a cidade

Onde: Sesc Pq. D. Pedro II, exposição da Bienal de Arquitetura

Quando: 26/01 (pintura) e 27/01 (palestra)

Horário da palestra: 16h

Classificação: Livre

Entrada: Gratuita

 

 

 

Por Redação CM
Imagens Divulgação

Faça o download do app CM e tenha acesso à todas as edições!

Review overview
NO COMMENTS

POST A COMMENT