CM Header
CM Insta Header
Home / Hotel Mondrian Doha, no Qatar, evoca as Mil e Uma Noites

Mil e uma noites

Transportando os hóspedes para um mundo de fantasia, hotel usa e abusa de design personalizado, em um mix multicolorido. Os interiores são de Marcel Wanders.

 

 

 

 

01 MW_MondrianDoha_LobbyLounge_2017_02

Caminhar pelo lobby do Mondrian Doha é como estar imerso em um enorme jardim dos sonhos, com as esculturas brancas de gigantes árvores da vida, projetadas em poliéster por Marcel Wanders. Elas se mesclam aos robustos pilares, igualmente alvos. A cor vem das almofadas e tapetes redondos (da Moooi). As elegantes luminárias de cristal são da Swarovski.

 

Colorido, cheio de texturas e elementos, estonteante e fantasioso. É assim que se apresenta o hotel de cinco estrelas Mondrian Doha, no Qatar, com design banhado em referências culturais do Oriente Médio. Operado pela multinacional SBE, tem projeto de interiores do holandês Marcel Wanders, em parceria com o South West Architecture. “Conceitualmente, casamos a cultura local com uma estética de design contemporâneo, para traduzir nas paredes as lendas contadas por meio de versos sofisticados de poesia”, explica Wanders.

 

02 CAPA MW_MondrianDoha_Atrium_2017_06

Escultural, a escada espiralada no átrio, de poliéster e metal, leva a quatro andares do hotel. Seu guarda-corpo é todo recortado com arabescos, que contrastam com sua estrutura mais robusta. Todo mobiliário é de Marcel Wanders, assim como a grande luminária. Tudo é pensado para cada espaço, em tons que lembram o deserto da região.

 

03 MW_MondrianDoha_Pool_2017_04

Uma mistura de formas e estilos domina o rooftop, com bar e piscina. A cúpula com estrutura metálica ganha um vitral pintado a mão, que traz reflexos coloridos para o ambiente, conforme o sol muda de posição. Uma ponte toda revestida de plantas fornece um clima de jardim secreto.

 

06 MW_MondrianDoha_Penthouse_2017_06

A mesma linguagem da escadaria desenhada por Wanders para o átrio invade a Penthouse, de dois andares, que tem lustre de cristal sobre a mesa de jantar. Até mesmo as cadeiras com espaldar alto ganharam arabescos. Diferentes materiais, desenhos, formas e texturas enriquecem o ambiente, como os papéis de parede que revestem a parte superior e até o teto.

 

09 MW_MondrianDoha_Spa_Female_2017_02

As paredes e o piso de pastilha, com mosaico branco e rosa, criam um ambiente super feminino para o spa, com delicadas divisórias com pendentes que se estendem até o chão, como uma chuva de cristais. A poltrona de balanço reforça o clima lúdico.

 

São 211 quartos, 59 apartamentos e oito restaurantes e bares que compõem o hotel. O salão de baile é destaque com seus 2 mil m² repletos de luminárias e pendentes de formas e tamanhos variados . Para o lazer, além do spa, o rooftop encanta com sua cúpula de vitral multicolorido, que banha a piscina e bar com muita luz solar. Assim como nos contos árabes das “Mil e Uma Noites”, com diversas histórias que se interligam, os ambientes do hotel formam cenários individuais, com características muito diferentes um dos outros, apesar de sempre exaltarem a cultura local. Sensorial e oversized, com peças de grandes proporções – como um enorme sino folheado a ouro, no lobby –, o lugar convida a deixar a imaginação solta. “Muitos temas estão distribuídos em camadas no hotel. Com cada espaço individual narrando seu próprio conto, os convidados têm muitas experiências diferentes e, portanto, tecem para si um volume de histórias para compartilhar”, ressalta o profissional.

 

04 MW_MondrianDoha_ChairmanOffice_2017_01

Tudo é oversized, como a grandiosa coluna branca ou a luminária de piso do escritório presidencial, perfeito para eventuais reuniões de negócios. O forro é inteiramente texturizado, unindo a cultura árabe tradicional com mobiliário contemporâneo e confortável.

 

05 MW_MondrianDoha_Cut_2017_09

O restaurante Cut, de Wolfgang Puck, ganhou alguns ambientes mais informais, com mesinhas e poltronas de diferentes modelos. A intricada divisória, com seus recortes e curvas, não segrega totalmente os espaços. Ao fundo, a parede revestida com mosaico de pastilhas revela coloridos itens de alimentação.

 

07 MW_MondrianDoha_Bridal_Suite_2017_02

A suíte nupcial de 2 mil m² tem décor que pode ser personalizado. Aqui, com ares românticos e uma espetacular cama com dossel, o espaço se conecta diretamente com o salão de baile através de um elevador com acabamento em ouro.

 

08 MW_MondrianDoha_Room_408_typeB'_2017_01

Nesta outra suíte, uma pintura impressa sobre vinil tem motivos e paisagens do Oriente Médio, feitas em exclusividade para os quartos e a Penthouse. O tapete tem ondulações que evocam a areia do deserto, ao passo que a luminária de chão, para o canto de leitura, é toda recortada por arabescos.

 

10 MW_MondrianDoha_Walima_2017_0

As luminárias de diversas cores e tamanhos enfeitam todo o teto do Walima, um dos restaurantes do hotel. Shishas, ou narguiles, de dimensões alongadas e cortinas transparentes refletem a estética das tendas árabes.

 

11 MW_MondrianDoha_BlackOrchid_Toilet_2017_01

Neste banheiro (batizado como Black Orchid), as cubas de ouro se destacam sobre a base preta, como joias preciosas. Os grandes e luxuosos espelhos quebram a linguagem clean do ambiente.

 

 

 

 

Por Marcela Millan
Imagens Divugação
Matéria publicada em CM 181.

 

Faça o download do app CM e tenha acesso à todas as edições!

Review overview
NO COMMENTS

POST A COMMENT