CM Insta Header
CM Header
Home / A dinâmica e conceitual fachada do Cidad3!

Cartão de visita

Conheça o conceito e a implantação da dinâmica fachada do Cidad3, que se conecta com a urbe e traduz a essência deste centro de referência.

 

 

 

 

“Cidades são contemporâneas. Elas são um território da inovação, gesticuladas e vivas. É na cidade que se alteram os sistemas de moradia e deslocamento, as relações com o solo, o ar, a história, o ambiente. Nelas, somos mais do que habitantes – somos pessoas e agentes de mudança”, observa o arquiteto Gustavo Penna, que buscou espelhar esse conceito em seu projeto da fachada do novo e dinâmico Cidad3 – Centro de Informação de Decoração, Arquitetura e Design. Segundo o profissional, ele é, acima de tudo, um lugar de encontros e comunhão de ideias e pensamentos. “Por isso pensei em algo que vai além de uma fachada. É um espaço de entrada, um ambiente que envolve a calçada e instiga a curiosidade de quem passa apressado pela região”. Ou seja, o bairro do Pacaembu. O destaque está nos painéis de aço galvanizado com pintura eletrostática, perfurados com desenho que evoca o mapa das ruas vizinhas. O desenho também é de Gustavo Penna, em parceria com a Greco Design.

 

Cidad31

Fachada do Cidad3, na Avenida Pacaembu, 774.

 

“Há uma preocupação em fazer com que a fachada converse com o público-alvo do local [a cadeia da arquitetura, construção e design de interiores], e como não poderia faltar inovação e inteligência, optou-se em fazer uso de chapas que, com seus diferentes furos, compõem o desenho desejado” explica Thiago A. Lemes, da Belmonte, responsável pela montagem de toda a estrutura metálica e instalação dos painéis. A seu lado está Eduardo Velludo Spadoni, da Permetal, que fabricou as chapas. “Para que a ideia se concretizasse, a perfuração foi elaborada de acordo com o projeto, passando pelo departamento de engenharia e desenvolvimento e, em seguida, para a produção, acabamento e qualidade”, explica Eduardo, que também produziu um protótipo para a demonstração da perfuração e do sistema de instalação.

 

Thiago A. Lemes, por sua vez, ainda aponta outro desafio: vencer um desnível do beiral da casa, que fez com que a equipe precisasse recalcular a distância da estrutura em relação à fachada original da edificação. Os painéis superiores e inferiores estão inclinados em 10º com relação ao friso, e o fechamento do portal acompanha isso. “Tão logo alinhados e alcançado um consenso com o escritório de arquitetura, retomamos as atividades e demos prosseguimento à montagem. Sempre há obstáculos em uma obra; é isso o que torna cada projeto único e desafiador”, comenta.

 

O desenho do bairro se mescla em curvas e planos diversos, estendendo-se para a alta porta de vidro à direita da fachada. “Projetamos duas portas de 2,20 m de altura, com uma folha de vidro cada. No total foram utilizados 12 m² do material, em um resultado fantástico, ousado e moderno”, ressalta Bruno Oddi, da Casa dos Vidros, que forneceu o material. Ali, a perfuração dá lugar à adesivação personalizada, feita pela Idea10. “Para cumprir com o cronograma ágil, optamos por utilizar 12 m² de adesivo jateado. Foi um projeto inovador e com resultado excepcional, sob todos os aspectos”, diz André Scaringella, à frente da empresa.

 

Cidad32

O desenho feito por Gustavo Penna, em parceria com a Greco Design, exibe o traçado das ruas do Pacaembu, tradicional bairro paulistano.

 

 

Refletindo a ideia de dinamismo e convidando a entrar e conhecer o espaço, a sede do Cidad3 tem piso de entrada, revestimento do muro e espelho d’água feitos em Neolith – uma superfície compacta sintetizada, ou seja, uma pedra industrializada super-resistente – fornecido pela Alicante. “É um material de ótima durabilidade e resistência a manchas, não absorve água e ainda é resistente a riscos e pichação”, explica José Roberto Codato, da Alicante. A execução ficou por conta da Dedicatto. “Esse projeto foi especialmente diferenciado, pois utilizamos grandes formatos, o que dificulta bastante a instalação, mas entrega um visual espetacular. O resultado foi um espaço exclusivo e de extremo bom gosto, com acabamento impecável”, finaliza Rodrigo Thomé, diretor de marketing da Dedicatto.

 

 

 

 

 

Por Marcela Millan
Imagens Leonardo Finotti e Divulgação
Matéria publicada em CM 181.

 

Faça o download do app CM e tenha acesso à todas as edições!

Review overview
NO COMMENTS

POST A COMMENT