CM Header
CM Insta Header
Home / Projeto Arquitetura Nacional

Para a família

Escritório Arquitetura Nacional assina edifício com cinco apartamentos, em Porto Alegre, para manter a família toda unida.

 

 

 

“O apartamento fica num edifício projetado pelo nosso escritório e nasceu de um plano pessoal do casal de morar próximo à família”.

Arquitetura Nacional

 

Arquitetura1

Com laje de concreto aparente plana, livrando o apartamento de vigas, presentes apenas no núcleo central de circulação do imóvel. O piso de madeira tauri integra o living ao jantar. No décor, a cadeira Tulipa, de Eero Saarinen, invade um pouquinho o tapete de linhas modernas (Jasmim Tapetes). Ao fundo, na área das prateleiras, relógio Sunburst, de George Nelson (Vitra) e escultura de pássaro de Ray e Charles Eames, ao lado da placa “Rua Kiev”, em uma alusão ao próprio nome do edifício. A luminária pendente é a Under the Bell, do Iskos-Berlin. O pé-direito tem 2,8 m.

 

Projetar tanto o edifício Kiev como o apartamento foi essencial para criar um espaço dos sonhos para Eduardoe Elen Maurmann, integrantes do escritório Arquitetura Nacional, juntamente com Paula Otto, Lucas Pessatto e equipe. Com uma área de mil m² em um bairro tradicional de Porto Alegre (RS), o projeto nasceu do desejo de estar próximo à família. “A ideia era permitir que o filho pudesse crescer perto dos avós”, explicam. Ocupando um andar, cada apartamento tem 137 m², em uma planta em L com até três quartos. As salas, por sua vez, mais parecem varandas. “As esquadrias principais ocupam toda a extensão da fachada voltada para a rua. Cada folha de vidro tem 3,2 x 2,4m. Quando aberta, a janela da sala tem um vão livre de 6,4 m. Para aumentar ainda mais essa sensação de amplitude, as esquadrias foram fixadas na parte frontal da viga, assim nem mesmo os trilhos atrapalham o visual”, explicam.

 

Arquitetura2

Na cozinha integrada, o armário suspenso recebeu fechamento em vidro para não perder a vista propiciada pelos janelões. A bancada tem desenho liso para valorizar os desenhos do mármore calacatta paraná. Coifa Cookstore e fogão Falmec. À sua frente, banquetas Bar One, de Konstantin Grcic (Magis). A mesa de jantar de madeira maciça tem desenho do escritório e é ladeada por cadeiras LCW, de Charles e Ray Eames.

 

Arquitetura3

Detalhe da prateleira ao fundo da sala, com uma divertida coleção de robôs. Em toda casa, objetos de viagens ou heranças da família são expostos, trazendo toda uma carga emocional.

 

Arquitetura5

No dormitório infantil, os móveis são versáteis, para acompanhar diversas fases da vida. “Pelo método Montessoriano, todos os elementos devem ficar no nível da criança, exercitando a autonomia e independência, como a cama no chão, por exemplo”, apontam os profissionais. Elementos ainda trazem apego emocional – como os quadros, bordados pela avó, ou as almofadas que formam um nome.

 

Arquitetura6

A cabana, presente da madrinha da criança, ressalta o aspecto lúdico do quarto, reforçado pela girafa na porta, que nada mais é do que um metro para acompanhar o crescimento do pequeno. Uma simples cortina esconde o armário aberto. A cadeira de balanço de Charles e Ray Eames dá o toque final.

 

Arquitetura7

O banheiro integrado à suíte ganha a banheira Terrassa (Doka) bem atrás da cabeceira da cama. Duas entradas conduzem ao seu interior: pelo box (à esquerda) e pela própria porta, após os armários.

 

Arquitetura8

Uma bancada simples de granito sustenta a cuba com monocomando.O armário é suspenso, para ganhar espaço, todo espelhado. O revestimento escuro, em pastilhas de 2,5 x 5 cm (Cerâmica Atlas), contrasta com a madeira dos armários (Móveis Kretschmar). Louças Deca.

 

 

Arquitetura9

O prédio de cinco andares foi construído com laje plana, com poucas vigas. Cada apartamento ocupa um pavimento, e as esquadrias principais ocupam toda a extensão da fachada.

 

Arquitetura10

11 Na cobertura, uma horta atende ao consumo da família. Ali, espécies decorativas como lavanda e agapanthus dividem espaço com tomate cereja, diversos tipos de alface, rúcula, couve, entre outros.

 

 

 

 

 

Por  Marcela Millan
Imagens Marcelo Donadussi e Tiago da Rosa
Matéria publicada em Anuário CM edição 20.

Faça o download do app CM e tenha acesso à todas as edições!

Review overview
NO COMMENTS

POST A COMMENT