CM Header
CM Insta Header
Home / Palácio de São Miguel, em Fenando de Noronha, está em fase final de requalificação

Sede histórica

Sede administrativa da ilha passa por modificações nas suas dependências e terá um memorial para visitação.

 

 

 

O Palácio de São Miguel, sede administrativa de Fernando de Noronha, está na reta final da sua requalificação. Foram feitas intervenções em toda a cobertura, restauro dos tacos originais do piso e dos móveis antigos, alguns deles de meados do século XX. O vitral que fica localizado na parede posterior do edifício, da escola do artista alemão Heinrich Moser, feita pela vitralista Aurora Lima, está sendo totalmente restaurado, assim como toda a escadaria do prédio e pintura geral também em fase de conclusão da requalificação.

 

Além da requalificação, o monumento doado pelo governo português, construído em homenagem aos aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral, que fica em frente ao palácio, está em processo de restauro. Da mesma forma que os dos canhões do século XVIII, retirados do Forte do Bom Jesus do Leão e duas Baterias Antiaéreas, do século XX, da II Guerra Mundial, instalados ao lado do monumento. O prédio de 550 metros quadrados fica localizado na Vila dos Remédios e é tombado como Patrimônio Histórico, por isso que toda a execução da requalificação teve que ser autorizada pelo Iphan. Após as intervenções no Palácio, um espaço será reservado para a criação de um memorial com as fotografias de todos os ex-administradores de Fernando de Noronha e que será aberto ao público.

 

dom.Palácio-de-São-Miguel

 

Essa requalificação era de extrema urgência, porque já estava em processo muito avançado de desgaste nas suas estruturas. Principalmente o telhado, que não estava conseguindo conter as chuvas, e o piso de taco original com sérios problemas. Vamos entregar para a população noronhense no dia 11 de dezembro um Palácio de São Miguel mais bonito e aconchegante, com um espaço para visitação contando um pouco sobre a história do local”, comenta o administrador de Fernando de Noronha, Luís Eduardo Antunes.

 

 

 

 

 

Por Ney Anderson e Redação CM
Imagens Eloíde Araújo

Faça o download do app CM e tenha acesso à todas as edições!

Review overview
NO COMMENTS

POST A COMMENT