Casa & Mercado
Arquitetura
Boas Novas
Capa
Comportamento
Curtas
Decoração
Design
Eventos
Giro
Ideias
Liderança
Perfil
Produtos
Projeto Mais
Reportagem
Soluções
Sustentabilidade
Tecnologia
Urbanismo
Visita à Fábrica/Loja
 
 
 
 
Receba nossa Newsletter
 

Notícias

 

Arquiteto canadense cria projeto de arranha-céus de madeira

O arquiteto Michael Green e sua equipe publicaram um estudo que traz a possibilidade de se construir um arranha-céu com madeira no lugar de concreto e ferro.

Em busca de alternativas sustentáveis, seguras e livres de carbono, o arquiteto canadense Michael Green publicou um estudo em que mostra a possibilidade de se construir um arranha-céu com madeira no lugar de concreto e ferro. O documento de 200 páginas quer encorajar arquitetos, engenheiros e designers a irem além do convencional.

 

Intitulado The Case for Tall Wood Buildings (O Caso para Edifício Altos de Madeira, em tradução livre) traz esse novo modo de construção de arranha-céus chamado de Finding the Forest Through the Trees (FFTT - Encontrando a Floresta Por Meio das Árvores). São utilizados painéis sólidos de uma madeira que, por meio da laminação de diferentes camadas, se torna mais resistente.

 

A madeira é a matéria-prima básica do sistema FFTT. Vigas de aço são necessárias para garantir a ductilidade do sistema, no caso de forças externas como terremotos e ventos fortes. Na base da estrutura, é usado concreto. Estruturalmente, esse sistema permite que se façam plantas mais flexíveis e paredes mais finas.

 

 

No papel, por enquanto

Kate Snyder, da equipe de Green no escritório Michael Green Architecture, ressalta que as imagens do prédio de madeira fazem parte do estudo apenas e não dizem respeito a um edifício em específico. "Nosso trabalho mostra que é possível construir prédios altos com madeira", afirma Kate ao Pense Imóveis.

"No momento, estamos trabalhando no projeto de um edifício de verdade que esperamos que tenha 20 andares. Esse não é o design final e pode ser que não seja construído. Não queremos construir um prédio de 30 andares agora. Será possível alcançar essa altura  depois que edifícios de 20 andares forem construídos", explica Kate.

A equipe do Michael Green Architecture ressalta que acredita no uso de madeiras em arranha-céus se isso não prejudicar o meio ambiente e as florestas.

 

Fonte: http://revista.penseimoveis.com.br/especial/sc/editorial-imoveis/19,480,3714028,Arquiteto-canadense-cria-projeto-de-arranha-ceus-de-madeira.html

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"Casa&Mercado" - 04.04.2012 - 11h06


mais notícias >>

BUSCA
 
LOGIN
SENHA
Esqueci minha senha
Cadastre-se e tenha acesso ao conteúdo da revista na íntegra!
 
http://www.acarneirohome.com.br/
 
http://www.santorinimarmores.com.br/
© 2014, Casa & Mercado é uma Publicação de Editorial Magazine. Todos os Direitos estão reservados.