Casa & Mercado
Arquitetura
Boas Novas
Capa
Comportamento
Curtas
Decoração
Design
Eventos
Giro
Ideias
Liderança
Perfil
Produtos
Projeto Mais
Reportagem
Soluções
Sustentabilidade
Tecnologia
Urbanismo
Visita à Fábrica/Loja
 
 
 
 
Receba nossa Newsletter
 

Soluções

Receita de cozinha

O jovem casal com um filho pequeno deu à arquiteta carioca Monique Granja dois ingredientes fundamentais para “preparar” a cozinha moderna e integrada às áreas sociais: um apartamento novo em folha e carta branca para a seleção de materiais.

O projeto consistia em montar um espaço funcional com características contemporâneas sem prescindir de função e estética. Monique optou por dividi-lo em duas partes: uma mais social delimitada pelo balcão de cozinha americana, e a de serviço, onde estão pia e fogão – que podem ser camuflados por uma porta.

“A cozinha americana proporcionou um espaço gourmet para o casal”, explica a arquiteta, que, com a abertura da parede, ampliou a visão da sala de jantar e de estar de quem entra no apartamento já no hall de entrada. Essa sensação de amplitude foi potencializada pela instalação de um painel de espelhos que também duplicou e aumentou a iluminação.

A cozinha americana foi adequada também para a ausência de empregada fixa. “A dona da casa consegue interagir com o resto da família enquanto prepara as refeições”, comenta a arquiteta. Com 1 m de altura, a bancada recebeu tampo com acabamento em laca branca; já as laterais foram revestidas com pastilhas rústicas de coco na cor branca.

A divisão da cozinha também facilitou o acesso à geladeira e ao micro-ondas, permitindo que os moradores e seus amigos tivessem mais liberdade de se servir sem o constrangimento de adentrar em outra área da casa. Por outro lado, foi possível esconder a área de serviços e a pia com o simples correr da porta em vidro opalinizado na cor branca.

Monique usou dois tipos de iluminação indireta e direta de formas complementares – mais intimista, para a bancada da cozinha, com minidicroicas de 25 watts, e mais clara, com dicroicas de 50 watts na área de preparo dos alimentos. Na cozinha, um rasgo no teto de gesso, medindo 1,20 x 0,20 cm, permitiu a instalação da iluminação indireta, feita com lâmpadas do tipo bolinha, de 7 watts.

O rebaixo de gesso que permitiu a fixação da iluminação também escondeu parcialmente uma viga estrutural surgida após a eliminação da parede que delimitava a cozinha original. Essa viga foi revestida com pastilha de coco rústico Ekobe, na cor white (Byfloor). Um pilar também foi revestido com o mesmo material. A diferença de pé-direito entre cozinha (2,40 m) e sala (2,60 m) acabou resultando em mais aconchego para a bancada.

Para os revestimentos de paredes, a parte interna da cozinha mais exposta a fumaça e gordura recebeu revestimento cerâmico na cor branca. “Além do bom preço, sua cor neutra é compatível à rusticidade da pastilha de coco”, informa. Já na parte mais social da cozinha americana, as paredes foram pintadas com a mesma tinta acrílica fosca usada na sala de jantar. Esse recurso deu ideia de continuidade entre as alas sociais, o que foi reforçado pela adoção de um piso único, de porcelanato.


A remoção da parede da cozinha e sua integração com sala de jantar e estar ajudou a ampliar o espaço, efeito reforçado pelo painel de espelhos com moldura bisotada da Vidros Lopes.

 


A cozinha americana com pastilhas de coco da Ekobe e iluminação especial fornecida pela Relumi transformou o local em um espaço gourmet sempre aberto para a família e os amigos.

 


Cozinha e lavanderia podem ser escondidas atrás de uma porta de correr em vidro opalinizado branco – material presente nas portas dos armários da linha Top Kit Cuccina, da Todeschini.

Localização: Rio de Janeiro (RJ).
Área: 8 m².
Tempo de obra: 3 meses.
Acessórios e objetos: Stilo Ásia.
Bancada de pia: Carlos Cavadas.
Eletrodomésticos: Electrolux e Brastemp.
Gesso: Gesseiro Sérgio.
Iluminação: Relumi.
Marcenaria: Don Artesano.
Mobiliário: Tok&Stok, Todeschini e Novo Ambiente.
Metais: Deca.
Revestimentos: Portobello, Ekobe e Byfloor.
Pia: Mekal.
Tinta: Metalatex Sherwin-Williams e Viva Cor Tintas.
Vidros e espelhos: Vidros Lopes.

Profissional
Monique Granja - moniquegranjaarquitetura@wnetrj.com.br
Formação: arquitetura
Tempo de atividade: 10 anos

Por: Tatiane Matheus
Imagem: Helena Fisher

Ver matérias anteriores:
  • Edição 148. : Herança de família
  • Edição 148. : Preferência nacional
  • Edição 148. : Adega particular
  • Edição 148. : Toque de vinho
  • BUSCA
     
    LOGIN
    SENHA
    Esqueci minha senha
    Cadastre-se e tenha acesso ao conteúdo da revista na íntegra!
     
    http://www.acarneirohome.com.br/
     
    http://www.santorinimarmores.com.br/
    © 2014, Casa & Mercado é uma Publicação de Editorial Magazine. Todos os Direitos estão reservados.